Instituto cria área dedicada a ajudar a cadeia do setor automotivo em ações sustentáveis
O Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) criou o IQA DS, área focada na Agenda ESG, com a qual procura auxiliar empresas da cadeia automotiva na estruturação de práticas que atendam compromissos capazes de reduzir danos ambientais, de promover a responsabilidade social e de garantir gestões mais sustentáveis.
“A Agenda ESG é uma megatendência e empresas no mundo todo trabalham para reduzir a pegada de carbono, focar no social e nos clientes, além de buscar uma governança mais responsável”, afirma em nota Claudio Moyses, presidente da diretoria executiva do instituto. “O IQA está alinhado a tudo isso e é um grande parceiro do setor automotivo nacional nessa demanda.”
De acordo com a entidade, a área nasce após extenso trabalho de um ano e meio em parceria com 97 organizações de diversos setores. Ao longo do processo, foram identificadas dificuldades das empresas para seguir um roteiro da agenda, como falta de ferramentas e conhecimento para reportar os resultados.
“As empresas têm dificuldades em como avaliar, medir e como validar as boas práticas de ESG, aspectos diretamente relacionados com a qualidade”, conta Alexandre Xavier, superintendente da entidade. “O IQA tem um portfólio inicial que já traz soluções prontas e validadas, aplicáveis às necessidades de empresas de grande, médio ou pequeno porte.”
O programa desenvolvido pelo IQA serve como um guia para as empresas, no qual ajuda nos diagnósticos, sugere plano e avalia impactos. Também prevê treinamentos, capacitação de lideranças para a implantação da agenda ESG e plataforma para gerar relatórios de indicadores quantitativos e qualitativos.
O IQA considera que o programa pode beneficiar em torno de 800 mil empresas, dentre montadoras, fabricantes, oficinas mecânicas, concessionárias, comércios, locadoras de veículos, dentre outros elos da cadeia automotiva.
Foto: Gerd Altmann/Pixabay
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.