Mercado

Alíquota zero para importados elétricos deve acabar no 2º semestre

Abeifa defende aumentos escalonados de 2% ao ano para os modelos a bateria e em torno de 7% para os híbridos

O fim da alíquota zero do imposto de importação para veículos 100 % elétricos está com os dias contados. Ao menos é isso que prevê João Henrique de Oliveira, presidente da Abeifa, que espera por alterações nas regras no segundo semestre.

“Como esperado, em algum momento a tributação voltaria. E não somos contra. Mesmo que ainda pequeno, o alívio no imposto ajudou a construir um mercado de eletrificados, bem como elevar patamar tecnológico. A discussão de hoje é o valor da alíquota a ser definida.”

O dirigente defende a volta da tributação de maneira gradual até um teto que, também, deveria ser reconsiderado. “Nosso pedido ao governo prevê aumentos de 2% ao ano para modelos 100% elétricos e de 7% para os híbridos. Mas entendemos que não seria saudável chegar aos 35%, como são tarifados os importados com motor a combustão, pois inviabilizaria eventual plano de produção de elétricos no País.

A proposta, de acordo como Oliveira, seria aplicar regras da Tarifa Externa Comum (TEC) como adotada pelo bloco dos países do Mercosul, de 20%.

A isentar imposto de importação sobre elétricos e aliviar a carga em relação aos híbridos – hoje, tarifados entre 4% e 7% de acordo com eficiência energética -, o governo atendeu montadoras e importadores com objetivo de formar mercado de eletrificados.

No ano passado, as vendas de elétricos e híbridos somaram 49,2 mil unidades, volume 40,8% acima dos emplacamentos de 2021, de 34,9 mil, mas que representou apenas 2% do mercado total de automóveis e comerciais. Para 2023, a estimativa é de 70 mil eletrificados, como espera a Abeifa, que responde por volta de 50% das importações de elétricos e híbridos.

LEIA MAIS

→Em junho, o “dia D” na batalha entre elétricos e híbridos no Brasil

→Anfavea questiona alíquota zero para importação dos elétricos


Foto: Abeifa/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás