Ela só vai rodar por ruas e estradas no fim dde 2024, já como modelo 2025, mas a Ram 1500 REV já é alvo de atenção até mesmo das fabricantes de picapes concorrentes.
O primeiro modelo totalmente elétrico da marca norte-americana pertencente à Stellantis fez sua primeira aparição mundial nesta quarta-feira, 5, no Salão Internacional do Automóvel de Nova York, com atributos que podem atrair a preferência de muitos consumidores.
Um mais que importante: a autonomia. A Ram calcula que a 1500 REV poderá “ir longe” em qualquer uma das duas configurações que serão oferecidas. A primeira com uma bateria padrão de 168 kW/h, capaz de garantir até 563 km rodados, e outra com bateria mais robusta de 229 kW/h e que assegura até 800 km.
Nos dois casos, assegura a Ram, necessitam de apenas 10 minutos para dispor de carga para 177 km de autonomia em um carregador rápido DC de 800 V a até 350 kW.
A picape sera fabricada sob a plataforma do grupo Stelantiss chamada de STLA Frame e desenvolvida especificamente para veículos elétricos grandes com carroceria sobre chassi. “A Ram 1500 REV é um marco monumental. Supera a concorrência nas áreas com as quais os clientes mais se preocupam, incluindo alcance, reboque, carga útil e tempo de carga.”, enfatiza Mike Koval Jr., CEO da Ram.
A picape também terá carregamento bidirecional veículo-a-veículo, veículo-à-casa e veículo-à-rede. Ou seja, poderá fornecer energia para outro veículo elétrico a bateria, para a casa do proprietário, por exemplo, ou de volta à rede. Um painel de energia na caçamba pode fornecer até 7,2 kW, enquanto um painel de energia disponível no porta-malas dianteiro fornece até 3,6 kW.
Para quem se preocupa com desempenho, o modelo não promete fazer feio. Ao contrário. Com 653 cv de potência combinada e 840 Nm de torque, a 1500 REV faz de 0 a 96 km/h de 4,4 segundos. A capacidade de carga é de 1,224 kg e de reboque de 6.350 kg .
LEIA MAIS
→ Perto de 1,5 milhão de veículos, Goiana prepara oitavo aniversário com picape RAM
Para contribuir no comportamento off-road, o modelo será dotado de tração 4×4 e pode submergir até 61 cm em um rio, por exemplo, em que haja qualquer transtorno para o motorista, afirma a Ram. A 1500 REV 2025 será fabricada nas versões de acabamento Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Limited e Tungsten. Uma sexta versão, a XR, será lançada depois, com autonomia ainda maior.
O modelo dispõe de suspensão pneumática ativa nas quatro rodas de série, com ajustes entrada/saída, aerodinâmica, normal, off-road 1 e off-road 2.
A tecnologia embarcada está presente em sistemas autônomos de condução, que permitirá ao motorista tirar as mãos do volante, e no interior, como sistema Uconnect 5 com tela sensível ao toque de 14,5”, quadro de instrumentos digital de 12,3”, tela de passageiro de 10,25”, espelho retrovisor digital, head-up display, e cesso e partida via celular, dentre muitos outros recursos de conforto e segurança.