Novata foi a quarta picape mais vendida em março. Na parte de cima do segmento, a RAM supera a Nissan.
Os licenciamentos de picapes no Brasil encostaram em 79,9 mil unidades no primeiro trimestre, quase 30% a mais do que em igual período do ano passado. O índice é praticamente o dobro da evolução média do mercado de automóveis e comerciais leves.
Além da tendência de mais um ano de crescimento acelerado do segmento, já é possível identificar movimentações importantes no ranking de vendas e que igualmente sinalizam como deve ser o restante de 2023. A mais recente e perceptível delas: o “efeito Montana”.
A nova picape média da Chevrolet chegou às revendas, na prática, somente em fevereiro, mas já garantiu à General Motors a segunda colocação em comerciais leves. Contribuiu com 4,4 mil dos 10,7 mil emplacamentos obtidos pela GM no trimestre e que representaram 11,7% de penetração — mesmo sem a montadora dispor de furgões, considerados pela Fenabrave no cálculo.
A GM foi superada apenas pela Fiat, que já tem contabilizados 40,6 mil licenciamentos e 44,6% de participação. Porém, um ano antes, a montadora norte-americana detinha somente 7,5% dos emplacamentos e aparecia atrás da Toyota, então segunda colocada.
Já a Fiat, líder do segmento há anos, ultrapassava os 52%, sobretudo em função do sucesso da picape compacta Strada e da Toro, modelo que agora vê na Montana uma concorrente direta.
No mês passado, com quase 4 mil licenciamentos, a nova Chevrolet alcançou a condição de quarta picape mais vendida do País, atrás somente da compacta Fiat Strada (9,9 mil) e das grandes Fiat Toro (5,6 mil) e Toyota Hilux (4,4 mil).
RAM E NISSAN: OS CONTRASTES.
Na parte de cima do segmento de picapes, o destaque é a RAM. A também marca da Stellantis, assim como a Fiat, somou 1.171 licenciamentos em março, seu melhor resultado mensal no mercado brasileiro.
Esse desempenho alçou a RAM ao quinto lugar entre as marcas de picapes grandes no trimestre, com 2.433 unidades negociadas, quase a metade — 1.032 unidades — do modelo 3500, a maior picape do mercado e que tem preços ao redor dos R$ 500 mil.
O crescimento de mais de 500% na comparação com os emplacamentos dos primeiros três meses do ano passado também permitiu algo pouco imaginado em espaço tão curto de tempo: com seus quatro modelos, o mais barato com preços a partir R$ 350 mil, a RAM já está à frente da Nissan.
A marca japonesa promoveu uma robusta renovação da Frontier em 2022, mas não tem obtido o desempenho comercial esperado. Ao contrário, foram vendidas somente 1.661 unidades da Frontier entre janeiro e março, 23% a menos do que em igual período do ano passado, maior recuo registrado registrado entre as picapes grandes em 2023.
LEIA MAIS
→ Perto de 1,5 milhão de veículos, Goiana prepara oitavo aniversário com picape RAM
→ Renault Oroch pode ganhar passaporte argentino
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027