Medida pode durar três meses e foi negociada para a unidade de São Bernardo do Campo
Trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP, aprovaram nesta quinta-feira, 13, proposta de lay-off pelo período de dois a três meses. A suspensão temporária do contrato de trabalho, prevista em acordo coletivo, será aplicada a cerca de 1,2 mil funcionários a partir de maio.
A medida foi negociada entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ao longo do lay-off os trabalhadores receberão integralmente o salário líquido e passarão por curso de formação profissional.
“Os trabalhadores têm garantia de retorno para a fábrica. E, para dar mais tranquilidade para as pessoas, em caso da necessidade de um novo lay-off, dependendo de como o mercado de caminhões e ônibus se comportará, quem entrar agora não estará em um eventual próximo layoff”, afirmou Sandro Vitoriano, coordenador da representação do sindicato na Mercedes-Benz.
A montadora, que conta com cerca de 8 mil funcionários no Brasil, incluindo os alocados em Juiz de Fora, MG, já havia anunciado férias coletivas para 300 trabalhadores por um mês no início de abril, semanas curtas de trabalho e o fechamento do segundo turno na unidade paulista também a partir de maio também e por três meses.
LEIA MAIS
→ Mercedes-Benz também negocia lay-off em Juiz de Fora
→ Produção de pesados em estado de atenção
Foto: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027