Indústria

Infraestrutura e poder aquisitivo ainda limitam elétricos na Europa

Em metade dos países do bloco participação não passa de 9%

Principal mercado global ao lado da China, a União Europeia (UE) ainda não reúne, uniformemente, as melhores condições para a difusão mais intensa dos veículos elétricos e eletrificados recarregáveis. Ao menos é essa a análise da ACEA, a associação dos fabricantes europeus de automóveis, após contabilizar os números de vendas desses veículos em 2022 nos 27 países do bloco econômico.

Segundo a entidade, apesar dos esforços legislativos para reduzir as emissões de CO2 dos veículos, “existe uma notável falta de iniciativas tanto no nível da UE como nos níveis nacionais para acelerar a entrada no mercado de modelos recarregáveis”.

Os fabricantes europeus identificam a falta de incentivos financeiros e tributários, em especial nos países onde o poder de consumo é menor, e a infraestrutura de carregamento ainda insuficiente como fatores que agravam as disparidades de vendas e participação de elétricos entre os diversos países da região.

LEIA MAIS

→ Alíquota zero para importados elétricos deve acabar no 2º semestre

→ Volkswagen apresenta conceito do compacto elétrico ID.2all

Em 2022, modelos elétricos e híbridos recarregáveis, os chamados plug-in (PHEV), representaram 21,6% dos carros novos matriculados na UE, mas tiveram apenas 9% ou menos da participação de mercado em mais da metade dos estados membros da UE. São países principalmente da Europa Central, Oriental e Meridional, onde a renda per capita é de cerca de € 13 mil ou menos.

Na Eslováquia, com renda calculada próxima de € 11 mil, esses veículos somaram apenas 3,7% de todos os licenciamentos, índice próximo da República Tcheca (3,9% e € 13,9 mil) e da Bulgária (4% e € 7,3 mil). Na Polônia e Croácia, onde o rendimento médio está entre €10,4 mil e €10,7 mil a fatia foi ligeiramente maior, 5%.

Os cinco países com menor participação de elétricos na Europa 

  1. Eslováquia:        3,7%
  2. Rep. Tcheca:      3,9%
  3. Bulgária:            4,0%
  4. Polônia:              5,0%
  5. Croácia:              5,0%

Os cinco países com maior participação de elétricos na Europa

  1. Suécia:              56,1%
  2. Dinamarca:     38,6%
  3. Finlândia:        37,6%
  4. Holanda:          34,5%
  5. Alemanha:      31,4%

A contrapartida está em países da Europa do Norte e Ocidental, cujo rendimento líquido médio excede os € 32 mil. É o caso, em especial, da Suécia. Lá a renda na per capita é da ordem de € 35,5 mil e os veículos elétricos já representam por mais da metade dos licenciamentos, 56,1%.

A frota elétrica também se sobressai nos outros dois países escandinavos: na Dinamarca (€ 39,3 mil), com 38,6% do mercado, e na Finlândia (€ 33,2 mil ), 37,6%. Alemanha (31,4% e € 32, 8 mil) e Holanda (34,5% e € 40,3 mil) completam os cinco mercados que mais consomem, proporcionalmente, automóveis e comerciais leves recarregáveis.

“Esses números mais recentes são um lembrete pertinente de que a falta de incentivos do consumidor para a compra de veículos mais limpos e ecológicos está prejudicando o vasto potencial do mercado europeu de carros elétricos”, afirma em nota a Acea.

“Os tomadores de decisão devem agora agir de acordo. Agilizar a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos em todo o continente, especialmente em países onde a infraestrutura é notavelmente carente, é apenas uma dessas medidas. Além disso, os incentivos de compra, que ajudam a aliviar os desafios de acessibilidade enfrentados pelos consumidores europeus, podem estimular ainda mais a transição da Europa para um futuro líquido zero.”


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás