Apenas seis meses após o seu lançamento na Europa, o novo X1 começou a ser produzido na fábrica do Grupo BMW em Araquari, SC, nesta segunda-feira, 17, e em duas semanas estará em toda a rede de concessionárias da marca no País. Principal fruto do aporte de R$ 500 milhões anunciado no final de 2021, o novo modelo chega com duas opções de motorização, 1.5 e 2.0, e em três versões.
Ao participar da cerimônia de inauguração da nova linha, a CEO e presidente do Grupo BMW no Brasil, Maru Escobedo, deixou claro que a empresa quer crescer em vendas e também ampliar produção em Araquari, onde são feitos também o Série 3, X3 e X4. Ela deixou claro que nada ainda está definido, mas revelou estudos para produzir novos modelos no País, inclusive eletrificados.
O carro híbrido, segundo a executiva, teria prioridade sobre o 100% elétrico caso os estudos em andamento para a produção de novos modelos em Santa Catarina sejam concretizados. “Vamos avaliar tudo”, comentou Maru, deixando claro que o Brasil é estratégico para a marca na América Latina.
Ela admitiu, inclusive, que o projeto de expansão da produção passa pela busca de novos mercados na região. Com relação ao mercado brasileiro, a meta da BMW para 2023 é a de ampliar as vendas em 5%. A produção, que atingiu 9,8 mil unidades no ano passado, também deve crescer, mas a CEO preferiu não especificar índices.
Na sua avaliação, o novo BMW X1 será um excelente reforço para a marca manter a liderança no segmento premium total pelo quinto ano consecutivo. Sua participação atual é de expressivos 42%.
LEIA MAIS
Nova geração do BMW X1 desembarca no País
Otávio Rodacoswiski, diretor geral da planta de Araquari, lembrou que as operações em Santa Catarina estão completando nove anos agora em 2023: “Somos o maior produtor de veículos premium da América do Sul, resultado de um investimento total de cerca de R$ 1,8 bilhão desde 2014. E planejamos aumentar a produção este ano para atender a demanda do mercado premium pelos produtos BMW”.
Completamente renovado, o novo BMW X1 tem três versões. A Drive18i GP é equipada com um motor 1.5 litro (1.499cm³), três cilindros em linha, TwinPower Turbo, capaz de entregar 156cv de potência máxima (entre 4.700 e 6.500rpm) e 230Nm de torque. Já as versões sDrive20i X-Line e M Sport incorporam a nova geração de motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, 204 cv e 300 Nm de torque.
Segundo comunicado da marca, são 12 cv extras e 20 Nm a mais de torque em relação ao motor anterior, resultando em mais desempenho e mais economia de combustível. O câmbio das três versões é o Steptronic de 7 marchas.
Foto: Divulgação/BMW
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024