Empresa

Com o X1 já em produção, BMW estuda novo ciclo de investimento

Maru Escobedo, presidente e CEO, fala em aumento de volume e não descarta fabricar eletrificados no Brasil

Apenas seis meses após o seu lançamento na Europa, o novo X1 começou a ser produzido na fábrica do Grupo BMW em Araquari, SC, nesta segunda-feira, 17, e em duas semanas estará em toda a rede de concessionárias da marca no País. Principal fruto do aporte de R$ 500 milhões anunciado no final de 2021, o novo modelo chega com duas opções de motorização, 1.5 e 2.0, e em três versões.

Ao participar da cerimônia de inauguração da nova linha, a CEO e presidente do Grupo BMW no Brasil, Maru Escobedo, deixou claro que a empresa quer crescer em vendas e também ampliar produção em Araquari, onde são feitos também o Série 3, X3 e X4. Ela deixou claro que nada ainda está definido, mas revelou estudos para produzir novos modelos no País, inclusive eletrificados.

O carro híbrido, segundo a executiva, teria prioridade sobre o 100% elétrico caso os estudos em andamento para a produção de novos modelos em Santa Catarina sejam concretizados. “Vamos avaliar tudo”, comentou Maru, deixando claro que o Brasil é estratégico para a marca na América Latina.

Ela admitiu, inclusive, que o projeto de expansão da produção passa pela busca de novos mercados na região. Com relação ao mercado brasileiro, a meta da BMW para 2023 é a de ampliar as vendas em 5%. A produção, que atingiu 9,8 mil unidades no ano passado, também deve crescer, mas a CEO preferiu não especificar índices.

Na sua avaliação, o novo BMW X1 será um excelente reforço para a marca manter a liderança no segmento premium total pelo quinto ano consecutivo. Sua participação atual é de expressivos 42%.

LEIA MAIS

Nova geração do BMW X1 desembarca no País

Otávio Rodacoswiski, diretor geral da planta de Araquari, lembrou que as operações em Santa Catarina estão completando nove anos agora em 2023: “Somos o maior produtor de veículos premium da América do Sul, resultado de um investimento total de cerca de R$ 1,8 bilhão desde 2014. E planejamos aumentar a produção este ano para atender a demanda do mercado premium pelos produtos BMW”.

Completamente renovado, o novo BMW X1 tem três versões. A Drive18i GP é equipada com um motor 1.5 litro (1.499cm³), três cilindros em linha, TwinPower Turbo, capaz de entregar 156cv de potência máxima (entre 4.700 e 6.500rpm) e 230Nm de torque. Já as versões sDrive20i X-Line e M Sport incorporam a nova geração de motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, 204 cv e 300 Nm de torque.

Segundo comunicado da marca, são 12 cv extras e 20 Nm a mais de torque em relação ao motor anterior, resultando em mais desempenho e mais economia de combustível. O câmbio das três versões é o Steptronic de 7 marchas.


Foto: Divulgação/BMW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Stellantis abre oportunidades de trabalho para PCDs

São 80 vagas distribuídas nas unidades de Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Argentina

% dias atrás

Segmento de seminovos é o que mais cresce entre os usados

Foram negociados em abril 314.667 veículos com até 3 anos de uso, expansão de 34,5%…

% dias atrás

SUVs ignoram desaceleração e crescem oito vezes mais do que o mercado

Categoria já responde por quase 54% dos emplacamentos de automóveis de passeio

% dias atrás

Vendas das associadas da Abeifa crescem 28% no 1º quadrimestre

Marcas da associação respondem por mais de 50% do segmento de eletrificados

% dias atrás

Jeep lança na Europa segunda geração do Compass brasileiro

SUV tem nova plataforma e motores híbridos e elétricos

% dias atrás

Demanda por caminhões esfria com as taxas de juros elevadas

Licenciamentos em abril foram 14% menores no confronto mensal com o ano passado

% dias atrás