Acordo aprovado com Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense aplicará suspensão temporária de trabalho no Consórcio Modular na fábrica da Volkswagen Caminhões em Ônibus, em Resende (RJ). A proposta é válida entre 2 de maio e 31 de dezembro de 2023 com grupos de trabalhadores por 90 dias.
O acordo utilizará recursos do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador). O pessoal envolvido receberá a primeira parcela do PLR, no valor de R$ 5 mil, previsto para o próximo dias 31 de maio, além de bolsa de qualificação, garantia dos benefícios e 100% do salário líquido.
O sindicato entende que a medida tem como objetivo garantir os postos de trabalho e evitar demissões. A VWCO engrossa o grupo de fabricantes de pesados a decidir por algum tipo de ajuste na produção, seja com férias ou eliminação de turno, casos da Iveco, Mercedes-Benz e Scania.
Em comunicado, a VWCO aponta que “o atual ambiente de negócios no mercado de caminhões e ônibus, com dificuldades tanto no Brasil quanto em alguns de seus principais destinos de exportação, torna necessário adotar medidas para ajuste dos níveis de produção a uma nova realidade”.
Com entrada em vigor da nova fase do Proconve, em 1º de janeiro, além da alta no preço entre 20% e 30% devido à necessidade de incorporar tecnologia mais robusta, mais de 90% das vendas de pesados no primeiro trimestre foram de veículos produzidos no ano passado, portanto, da geração anterior.
LEIA MAIS
→Iveco é mais uma das fabricantes a reduzir ritmo de produção
→1,2 mil metalúrgicos da Mercedes-Benz entrarão em lay-off a partir de maio
Foto: VWCO/Divulgação