País respondeu por 6% dos 345,5 mil emplacamentos do trimestre. Marca teve crescimento global de 9%.
No balanço global da Renault no primeiro trimestre deste ano, com 345.545 emplacamentos e crecimento de 9% em relação ao mesmo período de 2022, o Brasil aparece como o segundo maior mercado da marca no mundo, perdendo apenas para a França. Do total das suas vendas, o país sede respondeu por 17,3% (87,7 mil unidades) e o Brasil por 6%, com 26,3 mil licenciamentos. A Itália vem na sequência, com 5,2% e 24,5 mil unidades.
Ao apresentar os resultados de janeiro a março nesta terça-feira, 18, o CEO da marca, Fabrice Cambolive, garantiu que a Renault está acelerando seu crescimento rentável graças aos lançamentos bem sucedidos nos segmentos de forte valor agregado (Arkana, novo Austral e Megane E-Tech elétrico). “Queremos intensificar essa dinâmica com o lançamento do novo Espace”.
No Brasil, o carro-chefe da marca é o compacto Kwid, que somou 13.838 emplacamentos no primeiro trimetre, o que representou alta de 21,4% sobre as 11.402 unidades comercializadas no mesmo período de 2022. Com relação às vendas totais no mercado brasileiro, as 26,3 mil unidades comercializadas em três meses representaram participação de 6%.
É um índice bem próximo ao registrado na Europa, que foi de 6,2% no trimestre, c0m 231.125 unidades entre automóveis e comerciais leves. A empresa também destaca resultado no mercado europeu de veículos eletrificados, onde foi líder no período, com fatia de 24% e 61 mil emplacamentos.
A gama eletrificada (elétrica e híbrida) representa agora 38% dos negócios realizados pela Renault no varejo, ante média do mercado de 34%. Os modelos híbridos tiveram um forte crescimento no trimestre, com alta de 42%, para 38,4 mil unidades. A tecnologia representa 60% das vendas do Arkana e 67% das relativas ao novo Austral.
Com relação ao 100% elétricos, os emplacamentos na Europa aumentaram 15%, atingindo 20 mil unidades. O Megane E-Tech Elétrico, que em 2023 terá um ano completo de vendas, registrou mais de 11 mil unidades no trimestre, sendo o veículo do gênero mais vendido de seu segmento na França. O modelo foi apresentado no Brasil em setembro do ano passado e deve ser lançado por aqui ainda neste primeiro semestre.
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