Produto

Sobre o “popular”, Chamorro, da GM, diz ser contra criar “jabuticaba”

Para o executivo, melhor seria oferecer condições melhores para o brasileiro financiar os carros de entrada já existentes

Ao anunciar utilização de estruturas brasileiras para contribuição no desenvolvimento global de modelos 100% elétricos, o presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, comentou sobre negociações de algumas montadoras com o governo sobre o projeto denominado carro verde de entrada, que visa criar condições para o lançamento de modelos mais simples e mais baratos no mercado brasileiro.

O executivo foi taxativo em sua posição contrária ao que alguns estão chamando de resgate do carro popular: “O setor automotivo brasileiro está operando abaixo da sua capacidade e todos queremos uma indústria maior. Mas nós colocamos o consumidor na frente de tudo. Se perguntarmos para o brasileiro se ele quer um carro menor, menos tecnológico, mesmo seguro, certamente a resposta será não para tudo”.

Nesse contexto, Chamorro defende como ideal a criação de melhores condições de crédito para que o consumidor tenha acesso aos carros de entrada já existentes no País, como o Onix, a Strada e a S10, nos caso dos segmentos nos quais a GM atua.  “Temos carros mais em conta hoje no Brasil que estão inacessíveis por dificuldades na obtenção de financiamento. Podemos reativar a economia e ampliar as vendas locais sem criar uma jabuticaba”.

LEIA MAIS

Novo carro popular pode ser nova jabuticaba

De olho nos elétricos, GM admite antecipar ciclo de investimento

Carro verde de entrada, o nome do possível futuro popular

Como é sabido, a jabuticaba é uma fruta típica brasileira, que pelas suas características não tem nem como ser exportada. Colher no pé e comer na sequência é a melhor forma para apreciar o seu sabor.

A defesa do resgate do carro popular para ampliar volumes de venda no Brasil foi defendida inicialmente pelo presidente da Stellantis na América do Sul, Antônio Filosa. A Fenabrave também revelou apoio ao projeto, mas a Anfavea reconheceu não haver consenso entre as suas associadas, razão de não estar negociando oficialmente o tema com o governo.

LEIA MAIS

Na Anfavea, ainda não há consenso sobre ideia do carro popular

Como resgatar o carro de entrada, antes chamado popular?


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás