Em evento realizado na manhã desta quarta-feira, 19, no Palácio dos Bandeirantes, a Toyota anunciou investimento de R$ 1,7 bilhão para a produção em Sorocaba, SP, de um compacato híbrido-flex. Do aporte total, R$ 1 bilhão envolverá a devolução de créditos devidos pelo governo do Estado de São Paulo, em grande parte aqueles gerados por exportação.
Ainda sem nome, o novo modelo está sendo desenvolvido em conjunto pelas engenharias brasileira e japonesa, conforme revelou o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang. Segundo ele, o compacto terá tanto versão híbrido-flex como a tradicional a combustão. O início de produção e venda está previsto para o final de 2024, contemplando a contratação de 700 funcionários temporários, dos quais 500 em Sococaba e 200 na fábrica de motores de Porto Feliz, SP. Seu quadro atual é de 6 mil colaboradores.
“O novo compacto será exportado para 22 países da América Latina, com importantes ganhos de escala nas nossas operações brasileiras”, comentou Chang. “Os processo de ajustes nas linhas de montagem e os contatos com os fornecedores para a produção do compacto começam de imediato. Vamos trazer a bateria do Japão e montar o motor híbrido-flex em Porto Feliz, Queremos garantir um bom índice de nacionlização para o nosso modelo de entrada”.
Obviamente a empresa nada adiantou sobre preço do novo produto, mas deixou claro que será o mais barato da marca. O anúncio surge em um momento que algumas montadoras discutem com o governo a criação do projeto de um carro de entrada verde, que seria mais simples e teria benefício para custar menos do que os disponíveis atualmente.
O projeto da Toyota conta com o apoio do Programa ProVeículo Verde, lançado pelo governo paulista em março de 2022. Segundo o governador Tarciso de Freitas, trata-se do maior aporte programado no âmbito desse programa, envolvendo R$ 1,63 bilhão para o desenvolvimento do modelo 100% novo e R$ 61,8 milhões na atualização de um outro híbrido-flex já em produção.
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Chang informou que a ideia da Toyota de ter um veículo de entrada do gênero era antiga, mas só ganhou força após definições anunciadas pelo governo paulista, incluindo as referentes ao ICMS. Os projetos da montadora japonesa foram aprovados em 10 de abril, após análise da Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, composta por integrantes das Secretarias da Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Econômico.
A empresa já produz dois modelos híbrido-flex, o Corolla e o Corolla Cross. Esses veículos têm um motor a combustão e outro elétrico, sem necessidade de recarga externa, visto que ele autogera sua energia na frenagem e desaceleração.
“A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido-flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, conclui o presidente da Toyota do Brasil.
Fotos: Divulgação/Toyota
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