Demanda por elétricos avança 33% e alcança 13% das vendas totais
Balanço do encerramento do primeiro trimestre das vendas de automóveis novos na Europa registrou alta de 17,5%, para 3,23 milhões de unidades ante 2,75 milhões anotados no mesmo período do ano passado. Os números consolidados pela Acea, a associação das fabricantes da região, dizem respeito às entregas na União Europeia, Reino Unido e bloco da EFTA.
Somente em março, o crescimento nas vendas também foi de expressivos 26,1% com 1,42 milhão de automóveis contra 1,12 milhão vendidos um ano antes.
Apesar dos modelos com motor a gasolina ainda dominarem os emplacamentos, com 37,8% do mercado, as vendas de elétricos no período avançaram de maneira significativa. No primeiro trimestre, o consumidor europeu absorveu 433,2 mil unidades de carros acionados por bateria, volume 33,2% superior ao registrado um ano antes, de 325,2 mil.
O desempenho permitiu alcançar participação de 13,4%, aumento perto de dois pontos porcentuais em relação ao fechamento dos três primeiros meses do ano passado.
No ranking de vendas, o Grupo Volkswagen encerrou o trimestre na liderança com 25,3% do mercado ao entregar 818,9 mil veículos no período, em alta de 24,4%.
Na vice-liderança, a Stellantis participou com 17,8% das vendas, com 574,8 mil unidades negociadas, em alta de 9,7%. O Grupo Renault completa o pódio com fatia de 8,5% do mercado ao computar 306,3 mil automóveis vendidos no trimestre, crescimento de 26,4%.
LEIA MAIS
→Venda de automóveis na Europa segue curso de alta
Foto: Pixabay
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País