Mercado

Consórcio de veículos avança 14,5% no primeiro trimestre

Com o aumento das vendas de novas cotas, o crédito negociado cresce 25%

Balanço do desempenho de consórcios consolidado pela Abac, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, o primeiro trimestre do ano encerrou com crescimento de 14,5% nas vendas de novas cotas no segmento automotor, para 789,6 mil ante 689,5 mil vendidas no mesmo período do ano passado.

Com o aumento de participantes, o crédito comercializado nos três primeiros meses somou R$ 39,3 bilhões, valor 25,4% superior ao negociado um ano antes, quando acumulou R$ 31,4 bilhões.

No primeiro trimestre, foram registradas 347,5 mil contemplações, alta de 10,7% em relação aos três primeiros meses de 2022. Com resultado, o volume de crédito potencialmente injetado na ponta do mercado chegou a R$ 14,6 bilhões, expansão de 22,6% sobre os R$ 11,9 bilhões concedidos há um ano.

Em março, o sistema de consórcio de veículo somou 7,56 milhões de participantes ativos, dos quais 55,8% em grupos de veículos leves, 35,5 nos de motocicletas e 8,9% nos de pesados, o inclui caminhões, ônibus e máquinas.

Por categorias, as vendas novas cotas para veículos leves cresceram 11,9% no primeiro trimestre, para 393,7 mil, o que correspondem a um crédito negociado de R$ 22,7 bilhões, alta de 26% sobre R$ 18 bilhões comercializados nos três primeiros meses de 2022. No período, foram liberados R$ 8,8 bilhões em crédito para 153,1 mil contemplados, expansões de 26% e 11,4%, respectivamente.

No segmento de duas rodas, as adesões ao sistema avançaram 14,3% no primeiro trimestre com 324,9 mil novas cotas, correspondendo a R$ 5,73 bilhões em crédito, alta de 29,1%. Mais de 177,4 mil consorciados tiveram oportunidade de compra, o que pode ter representado R$ 3,13 bilhões despejados no mercado, valor 23,2% maior na comparação com o registrado nos três primeiros meses do ano passado, de R$ 2,5 bilhões.

Em veículos pesados, as novas cotas registraram expansão de 32,7%, com 70,9 mil adesões, o que equivalente a R$ 10,9 bilhões em crédito, 22% a mais. As 17,15 mil contemplações acumuladas no trimestre, corresponderam a potencial de compra de 41,6% do mercado interno, que totalizou 27,44 mil unidades vendidas, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O percentual equivaleu a quase um caminhão a cada dois comercializados no país.

LEIA MAIS

→Consórcio de veículos movimenta R$ 23,6 bilhões em dois meses


Foto: Caoa/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás