O IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, está lançando certificação para profissionais que trabalham com atendimento em lojas de peças e acessórios para veículos automotores. A iniciativa, parceria com o Sincopeças, Sindicato do Comércio Varejista Peças Acessórios para Veículos, será um atestado de competências e conhecimento sobre toda a estrutura e componentes de veículos, normas relacionadas ao setor e utilização adequada dos catálogos de peças.
Segundo o Sincopeças, o segmento conta com cerca de 64 mil profissionais nos comércios varejistas de autopeças e acessórios em todo o Brasil. A certificação atende a norma técnica ABNT NBR 16999 de 2021, eque estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de vendedores de peças automotivas.
“O balconista precisa entender todo o funcionamento do automóvel, o motor, os sistemas de injeção e de freio para que possa também auxiliar na venda. Tudo é avaliado dentro da certificação”, afirma Sérgio Fabiano, gerente de serviços do IQA, que vê na certificação diferencial para o currículo do profissional e vantagem competitiva para os negócios.
O certificado pode ser obtido, de forma voluntária, por profissionais com ensino médio completo, que possuam experiência mínima de dois anos na área ou treinamentos técnicos específicos, como reparação automotiva ou de atendimento em lojas de autopeças. A certificação tem validade de 36 meses e a inscrição para a prova online custa R$ 150,00
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País