Empresa

Dana planeja quadruplicar crescimento no mercado de reposição

Plano de cinco anos em andamento coloca no horizonte aumento de 280% no faturamento em 2025

A Dana tem plano ambicioso de impulsionar presença no mercado de reposição. Chamado de 2x+2x, a estratégia coloca como meta quadruplicar o faturamento da empresa no mercado de reposição na América do Sul até 2025.

A companhia considera como base 2019, ano no qual reconsolida atuação no after market, reiniciada em 2017, após um hiato de 12 anos fora, período em a Affinia esteve à frente da distribuição de peças da Dana.

De acordo com a empresa, parte do objetivo já foi efetivado ao registrar crescimento de 78% entre 2019 e 2022, elevando a receita para US$ 851,9 milhões na América do Sul, com participação do Brasil perto de 80%. “O foco é ganhar participação onde temos expertise”, resume Marcelo Rosa, diretor de After Market para a América do Sul, durante apresentação na Automec 2023, até 29 de abril, no São Paulo.

A Dana está presente no mercado de reposição que quatro unidades de negócios. A maior parte, 78%, está no segmento de pesados, 6% em veículos leves, 6% em peças para motores e 10% no chamado fora de estrada, que concentra máquinas. Por segmentos, o mercado brasileiro é atendido pelas marcas Spicer, Albarus e Victor Reinz, Thompson, na Argentina, e Transejes, na Colômbia.

Em apoio o crescimento, a Dana parte de carteira com aproximadamente 230 grupos de compra, 600 pontos de venda, 35 produtos e por volta de 10 mil parts numbers. Mais de 80% das vendas são para mercado independente e o restante via rede de concessionárias.

Segundo Rosa, a estratégia se sustenta em lançamentos de produtos e programas de relacionamentos, em especial de capacitação. “São inciativas para gerar demanda em um trabalho corpo a corpo, como o Dana Training Academy, unidades móveis de treinamento e reforço no e-commerce.


Foto: Dana/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás