Empresa

Dana planeja quadruplicar crescimento no mercado de reposição

Plano de cinco anos em andamento coloca no horizonte aumento de 280% no faturamento em 2025

A Dana tem plano ambicioso de impulsionar presença no mercado de reposição. Chamado de 2x+2x, a estratégia coloca como meta quadruplicar o faturamento da empresa no mercado de reposição na América do Sul até 2025.

A companhia considera como base 2019, ano no qual reconsolida atuação no after market, reiniciada em 2017, após um hiato de 12 anos fora, período em a Affinia esteve à frente da distribuição de peças da Dana.

De acordo com a empresa, parte do objetivo já foi efetivado ao registrar crescimento de 78% entre 2019 e 2022, elevando a receita para US$ 851,9 milhões na América do Sul, com participação do Brasil perto de 80%. “O foco é ganhar participação onde temos expertise”, resume Marcelo Rosa, diretor de After Market para a América do Sul, durante apresentação na Automec 2023, até 29 de abril, no São Paulo.

A Dana está presente no mercado de reposição que quatro unidades de negócios. A maior parte, 78%, está no segmento de pesados, 6% em veículos leves, 6% em peças para motores e 10% no chamado fora de estrada, que concentra máquinas. Por segmentos, o mercado brasileiro é atendido pelas marcas Spicer, Albarus e Victor Reinz, Thompson, na Argentina, e Transejes, na Colômbia.

Em apoio o crescimento, a Dana parte de carteira com aproximadamente 230 grupos de compra, 600 pontos de venda, 35 produtos e por volta de 10 mil parts numbers. Mais de 80% das vendas são para mercado independente e o restante via rede de concessionárias.

Segundo Rosa, a estratégia se sustenta em lançamentos de produtos e programas de relacionamentos, em especial de capacitação. “São inciativas para gerar demanda em um trabalho corpo a corpo, como o Dana Training Academy, unidades móveis de treinamento e reforço no e-commerce.


Foto: Dana/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Fiat lidera o mercado de SUVs híbridos em abril

Marca também é primeira colocada nos segmentos de picapes, hatches e vans.

% dias atrás

Demanda por veículos 100% elétricos despenca 15% até abril

Fenabrave atribui queda aos gargalos de infraestrutura, que acabam favorecendo os híbridos, cujas vendas cresceram…

% dias atrás

Ford Mustang GT manual precisou de apenas 60 minutos para acabar

Esportivo limitado a 200 exemplares custa R$ 600.000 e as entregas estão previstas para a…

% dias atrás

BYD ocupa o 8º lugar no ranking de marcas em abril

Com risco de não vir a produzir no Brasil, conforme denúncia do Sindicato de Camaçari,…

% dias atrás

Disputa acirrada entre Toro e Hilux, com vantagem para a Fiat

Com 11 concorrentes no segmento de picapes médias e grandes, vendas totais cresceram 7% este…

% dias atrás

Feriados em abril impactaram vendas, mas previsões no ano continuam boas

Fenabrave mantém projeção de alta de 5% em 2025; as boas impressões deixadas pelo primeiro…

% dias atrás