Indústria

Vendas de pneus patinam no primeiro trimestre

Mercado brasileiro acumulou 13,9 milhões de unidades, 0,8% a mais do que no ano passado. Pneus de carga têm queda.

O mercado brasileiro de pneus está crescendo, na média, mais lentamente do que o de veículos. Transcorridos os três primeiros meses de 2023, as vendas totais evoluíram somente 0,8%, variação quase marginal sobre igual período do ano passado. Foram negociadas 13,9 milhões de unidades no trimestre, apenas 100 mil a mais do que no ano anterior.

Em março, o avanço foi mais significativo. As mais pouco mais de 5,06 milhões de unidades vendidas superaram em 3,9% o volume negociado em mesmo mês de 2022.

Com 3,3 milhões de pneus, os negócios com as montadoras, entretanto, cresceram 5,3% em 2023, enquanto as vendas para reposição registrara queda  de 0,6%, segundo levantamento setorial da Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

O sgmento de pneus de carga puxou o desempenho do setor para baixo. Ao todo foram comercializadas cerca de 1,6 milhão de unidades de janeiro a março, forte recuo 15,8% ante um ano atrás. As vendas para reposição somaram apenas 1,2 milhão de unidades, 17,1% a menos. Foram encaminhados para as montadoras no mesmo período 401 mil pneus, 11,5% menos.

“O setor de pneumáticos prevê um ano difícil. O cenário econômico instável, a alta taxa de juros e a queda nas vendas dos veículos trazem um momento mais desafiador. De qualquer forma, esperamos que esse momento de desequilíbrio possa ser revertido de forma rápida”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

O quadro específico para produtos dedicados a automóveis de passeio é um tanto melhor: com 7,3 milhões de unidades acumuladas de janeiro a maio,  avançou 1%, impulsionado particularmente por negócios com as montadoras, que passaram a 1,9 milhão de unidades, crescimento de 10,5%

Pneus para motocicletas também apresentaram crescimento, com alta de 17,6% (2,1 milhões para 2,4 milhões de unidades) nas vendas totais de janeiro a março ante o mesmo período de 2022.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás