Novo C3 Aircross será lançado no Brasil no final deste ano com 70% de índice de nacionalização
A principal novidade apresentada pela Citroën ao revelar o novo C3 Aircross em eventos simultâneos no Brasil e na Índia foi a versão de sete lugares. Com lançamento previsto só para o final deste ano, o SUV compacto é o segundo dos três modelos do projeto C-Cubed, iniciado com a venda em meados do ano passado do novo C3, que já conquistou mais de 17 mil clientes na América do Sul.
Em evento promovido na capital paulista na manhã desta quinta-feira, 27, dirigentes da Stellantis e da marca destacaram a importância do produto, sem contudo revelar data de lançamento e tampouco informações técnicas do modelo, como motorização e opções de acabamento.
Só adiantaram que ele terá vendas na Índia iniciadas três meses antes do Brasil e que, além da versão de cinco lugares com porta-malas de 489 litros, contará com a de sete lugares, sendo dois bancos separados na terceira fileira, que têm apenas 8 quilos cada e podem ser retirados em dupla ou separadamente.
Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul, revelou que o modelo será lançado com 70% de índice de nacionalização, índice que será ampliado gradativamente após o início das vendas no Brasil.
“Estamos muito animados com a revelação do novo C3 Aircross, que complementa a crescente gama da Citroën na região. Ele foi especialmente projetado com e para os nossos consumidores, que buscam um SUV compacto sob medida para a sua família, acessível e capaz de unir força, design marcante e tecnologia, com espaço para até sete pessoas”, comentou o executivo durante a revelação do produto.
Seu desenvolvimento, segundo Filosa, foi global, com o centro de desenvolvimento do grupo na América do Sul, em Betim, MG, ficando responsável por aplicar o conhecimento do mercado local para criar um SUV adaptado às necessidades do consumidor do segmento.
Vanessa Castanho, vice-Presidente da Citroën para a América do Sul, não quis fazer projeções de venda do modelo ou até mesmo da marca. Mas revelou projeto da Citröen de ampliar participação no mercado brasileiro de 1,6% para 2% no comparativo de 2023 com 2022.
A executiva disse que o SUV C4 Cactus, também produzido na fábrica de Porto Real, no sul-fluminense, continuará sendo ofertado no mercado brasileiro. “São públicos distintos”, garantiu. “O novo C3 Aircross será o primeiro modelo do segmento B-SUV capaz de levar até sete pessoas, um conceito ousado que exigiu o máximo de todos para que criássemos um produto sem concessões e adequado para as condições desafiadoras dos países onde irá rodar”.
De acordo com Vanessa, tanto o C3 como o novo C3 Aircross serão lançados, futuramente, também na Europa, com as devidas adaptações para aquele mercado. O diretor de Design Global da Citroën, Pierre Leclercq, também participou do evento de apresentação do SUV, que tem 4m32 de comprimento e 1m80 de altura.
Fotos: Divulgação/Citroën
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