Muitíssimo em breve ela estará disponível em automóveis de luxo nos mercados mais desenvolvidos, de acordo com as primeiras tratativas entre a Hyundai Mobis e algumas montadoras. Por aqui, entretanto, a primeira tela enrolável concebida pela empresa coreana para instalação em veículos demorará muito mais a chegar.
O novo dispositivo tem tudo para mudar o conceito do que vem a ser e onde podem estar os sistemas de infoentretenimento e até mesmo influenciar na concepção dos painéis e quadros de instrumentos das próximas gerações de veículos. Com ele, os usuários podem ajustar o tamanho do visor, dependendo do uso e função.
A tela flexível, quando acionada, automaticamente se desenrola para cima e se enrola para baixo. Fica totalmente oculta quando o motor é desligado. O usuário pode, por exemplo, enrolar apenas um terço da tela e manter informações de condução mínimas necessárias. Ou deixá-la em até dois terços, para visualizar integralmente os serviços de navegação.
Se preferir que os ocupantes vejam um video, o usuário opta pelo modo tela cheia, com proporção 16:9. Neste caso, o veículo deve estar estacionado. Mas, por ser enrolável e ocupar o mínimo espaço, pode ser instalada também no teto entre os bancos dianteiros e traseiros ou também nas laterais, o que permite o uso mesmo com o carro em movimento.
O visor da Hyundai Mobis vem em resolução QuadHD (QHD) ou superior e será produzido com até mais de 30 polegadas. Característica importante é sua estrutura de apenas 12 cm de profundidade.
A Hyundai Mobis tem pesquisado o desenvolvimento da tela rolável durante os últimos dois anos. A empresa já havia desenvolvido outras tecnologias como o sistema SVM (360° Surround View Monitor) e o visor frontal (HUD), que projeta informações no para-brisa do automóvel.
LEIA MAIS
→ Hyundai Mobis já tem seu motor interno de roda
→ Caoa Hyundai terá primeiro elétrico no Brasil este ano
“Estamos ansiosos por nos tornarmos um divisor de águas no mercado de monitores de automóveis com a nossa tecnologia diferenciada”, disse Han Young-hoon,vice-presidente de Conveniência e Controle Eletrônico (EC) da Hyundai Mobis.
Criada há 46 anos então para desenvolvimento e peças automotivas, a Hyundai Mobis é a sétima maior fabricante global e conta com mais 30 mil funcionários, dois terços alocados na Coreia. Chegou ao Brasil em 2012 e se instalou em Piracicaba, SP, como fornecedora da montadora e irmã Hyundai. Seu quadro funcional tem agora 600 trabalhadores.