Tecnologia

Tela enrolável mudará conceito de painéis

Visor criado pela Hyundai Mobis estará em breve em modelos de luxo

Muitíssimo em breve ela estará disponível em automóveis de luxo nos mercados mais desenvolvidos, de acordo com as primeiras tratativas entre a Hyundai Mobis e algumas montadoras. Por aqui, entretanto, a primeira tela enrolável concebida pela empresa coreana para instalação em veículos demorará muito mais a chegar.

O novo dispositivo tem tudo para mudar o conceito do que vem a ser e onde podem estar os sistemas de infoentretenimento e até mesmo influenciar na concepção dos painéis e quadros de instrumentos das próximas gerações de veículos. Com ele, os usuários podem ajustar o tamanho do visor, dependendo do uso e função.

A tela flexível, quando acionada, automaticamente se desenrola para cima e se enrola para baixo. Fica totalmente oculta quando o motor é desligado. O usuário pode, por exemplo, enrolar apenas um terço da tela e manter informações de condução mínimas necessárias. Ou deixá-la em até dois terços, para visualizar integralmente os serviços de navegação.

Se preferir que os ocupantes vejam um video, o usuário opta pelo modo tela cheia, com proporção 16:9. Neste caso, o veículo deve estar estacionado. Mas, por ser enrolável e ocupar o mínimo espaço, pode ser instalada também no teto entre os bancos dianteiros e traseiros ou também nas laterais, o que permite o uso mesmo com o carro em movimento.

O visor da Hyundai Mobis vem em resolução QuadHD (QHD) ou superior e será produzido com até mais de 30 polegadas. Característica importante é sua estrutura de apenas 12 cm de profundidade.

A Hyundai Mobis tem pesquisado o desenvolvimento da tela rolável durante os últimos dois anos. A empresa já havia desenvolvido outras tecnologias como o sistema SVM (360° Surround View Monitor) e o visor frontal (HUD), que projeta informações no para-brisa do automóvel.

LEIA MAIS

→ Hyundai Mobis já tem seu motor interno de roda

→ Caoa Hyundai terá primeiro elétrico no Brasil este ano

“Estamos ansiosos por nos tornarmos um divisor de águas no mercado de monitores de automóveis com a nossa tecnologia diferenciada”, disse Han Young-hoon,vice-presidente de Conveniência e Controle Eletrônico (EC) da Hyundai Mobis.

Criada há 46 anos então para desenvolvimento e peças automotivas, a Hyundai Mobis é a sétima maior fabricante global e conta  com mais 30 mil funcionários, dois terços alocados na Coreia. Chegou ao Brasil em 2012 e se instalou em Piracicaba, SP, como fornecedora da montadora e irmã Hyundai. Seu quadro funcional tem agora 600 trabalhadores.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás