Maior feira do agronegócio da América Latina, com área total de 520 mil m², a Agrishow abre as portas para o público na segunda-feira, 1º de maio, estendendo-se até a sexta-feira, 5. Realizada em espaço localizado na Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto, interior paulista, o evento deve superar a cifra de negócios registrada no ano passado, da ordem de R$ 11,2 bilhões entre os segmentos de máquinas agrícolas, irrigação e armazenagem.
Serão mais de 800 marcas presentes na 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, representando desde fabricantes de tratores e colheitadeiras até produtores de lubrificantes, passando por montadoras de veículos, dentre as quais a Stellantis, de autopeças, de motores e da área financeira.
Segundo a Abimaq, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, o público deve ser similar ao da edição passada, em torno de 190 mil visitantes. O horário de visitação foi estendido este ano, começando as 9h com saída as 18h. Além dos estandes dos expositores, a feira conta também com atrações para enriquecer a experiência dos produtores rurais e profissionais do agro presentes no evento.
Entre os sucessos de 2022 confirmados também para 2023 estão o Agrishow Pra Elas, espaço dedicado às mulheres do agro com atividades de conteúdo e relacionamento, o Agrishow Labs, com a participação de startups que incrementam produtividade e qualidade às lavouras brasileiras, e a Arena de Drones.
A Agrishow 2023 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: Abag, Associação Brasileira do Agronegócio; Abimaq; Anda, Associação Nacional para Difusão de Adubos; Faesp, Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB, Sociedade Rural Brasileira. Sua organização está a cargo da Informa Markets, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.
Produtos em exposição
No segmento de motores, a Cummins vai mostrar novo modelo QSF 3.8 produzido em Guarulhos (SP), com potência entre 99hp e 140hp, pronto para atender aplicações agrícolas e industriais. Tiago Costa, gerente de vendas Off-Higway da Cummins, informa que essa motorização consumiu investimento de US$ 124 nil no Brasil:
“Foi minuciosamente desenvolvida por nosso time de engenharia brasileiro para o segmento fora de estrada visando ampliar nosso portfolio para atender as demandas dos nossos clientes com as vantagens da tecnologia downsizing e de compra nacional, por meio do Finame, além de redução dos custos de frete, melhoria nos prazos de entrega e suporte Cummins local”.
As marcas Fiat, Jeep e Ram, da Stellantis, vão expor 37 modelos em estande conjunto. A feira será também palco da pré-estreia de uma grande novidade: a Ram 1500 Limited.
“A Agrishow é um espaço em que podemos apresentar nossa moderna e tecnológica gama de produtos, que atende perfeitamente às necessidades pessoais e profissionais do produtor rural. Além disso, é uma oportunidade para fortalecer, cada vez mais, nossos laços com o agronegócio, que é um parceiro estratégico, com o qual queremos sempre ampliar o relacionamento”, ressalta o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.
No estande da Massey Ferguson os visitantes da feira poderão conhecer a nova solução de plantio da marca com uma expansão do portfólio da linha Momentum para atender a uma variedade maior de produtores rurais. Junto ao trator MF 8S, o implemento oferece a melhor solução de plantio para aumentar a rentabilidade no campo, conforme palavras do diretor de vendas, Alexandre Stucchi:
“Ouvimos as necessidades dos nossos clientes e trouxemos opções para apoiar a todos os produtores, com soluções inovadoras em plantio, bem como nas mais diversas operações agrícolas, implementando a mais alta tecnologia. O nosso objetivo é oferecer para produtores de todas as regiões, uma solução de plantio inteligente, de alta qualidade, que entrega valor agregado e com menor impacto ao meio ambiente”.
A Byd, por sua vez, vai mostrar suas principais soluções tecnológicas e linha de produtos para o segmento solar em estande que tem parceria com a Lindsay, um dos principais fabricante de pivôs de irrigação no País. A Texaco apresentará os últimos lançamentos para veículos e equipamentos pesados do seu portfólio direcionado ao agrobusiness, dentre os quais o Delo Gold Ultra S SAE 10W40 e o fluido de arrefecimento Delo XLC.
O Consórcio New Holland, administrado pela Admicon, espera comercializar mais de R$ 25 milhões em créditos durante a Agrishow. A marca levará para o evento, considerado como a principal feira de tecnologia para o segmento da América Latina, suas opções de créditos voltadas aos empresários que desejam adquirir ou renovar maquinário agrícola por meio do consórcio.
Foto: Divulgação/Agrishow