Mercado

VWCO enxerga retomada das vendas no 2º semestre

Ricardo Alouche diz que 1º trimestre foi engessado e agora é a hora do Euro 6 engrenar

“Continuamos investindo no Brasil seja qual for a dificuldade”, comentou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em evento de apresentação dos produtos da marca na Agrishow, que acontece em Ribeirão Pires, SP, até a próxima sexta-feira, 5.

Na mesma linha do discurso feito pela presidente da Iveco no Brasil, Márcio Querichelli, o representante da VWCO falou dos problemas atuais, citando as dificuldades para obtenção de crédito, a alta da inadimplência, o aumento de preço dos caminhões decorrente da tecnologia Euro 6 e também da mudança de governo “que exige um período de acomodação de estratégia”.

LEIA MAIS

Iveco: “Apesar dos pesares, continuamos acreditando no Brasil”.

Ram revelará em “breve” os detalhes da produção no Brasil

Ele, contudo, disse acreditar que o governo adotará medidas no curto prazo, como lançamento de linhas alternativas pelo BNDES e a consolidação do Renovar, que visa renovar a frota de pesados. “Falta pouco para o programa ser realmente efetivado”, previu. Reconhecendo a retração do mercado no primeiro trimestre, Alouche diz que o momento atual é de o Euro 6 engrenar:

“Começamos o ano engessados e, agora, estamos numa fase de acomodação. Acredito que as vendas serão retomadas no terceiro trimestre com crescimento na segunda metade ao ano em relação à primeira”.

Apesar dessa previsão, o executivo trabalha com a mesmo índice da Anfavea, de queda de 11% nas vendas de caminhões no acumulado do ano. A VWCO aproveita a maior  feira de tecnologias destinadas ao agronegócio da América Latina para apresentar protótipo do Constellation 31.280 autônomo (nível 2), que deverá custar entre R$ 1,2 milhão a R$ 1,5 milhão.

“Não é exclusivo para cana, serve para outras culturas, como a de soja”, informou Alouche. “Seguimos investindo porque acreditamos no País. Temos mais de 30 modelos em quatro linhas, inclusive ônibus. Agro é o motor do Brasil e se o PIB  do segmento crescer 10%, as vendas de caminhões destinados ao campo têm expansão similar.”

Dentre as atrações na feira, a VWCO destaca o Delivery 11.180 4×4, os Constellation 32.380 e 33.480 e o novo Meteor. A empresa lançou condições especiais de plano de manutenção para aquisição na Agrishow e taxas mais baixas no consórcio Maggi.


Foto: Divulgação/VWCO

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás