Apesar do aumento de preço com o Euro 6 e das taxas altas de juros, Fenabrave avalia que o recuo se deve ao menor número de dias úteis
As vendas de caminhões em abril seguiram a trajetória de queda que percorre desde o começo do ano. No mês passado, os emplacamentos no segmento somaram 7,2 mil unidades, volume que representou baixas de 22,3% em relação a março (9,3 mil) e de 22,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando registrou 9,3 mil licenciamentos.
No primeiro quadrimestre, as vendas encerraram o período 3,8% menores com 34,7 mil caminhões emplacados ante o acumulado de 36,1 mil registrados um ano antes.
Para a Fenabrave, o desempenho ainda reflete fatores como o aumento de preço nos veículos entre 20% e 30% devido à mudança de legislação ambiental do P7 para o P8 do Proconve, equivalente ao Euro 6, em vigor desde janeiro, além de taxas de juros elevadas nos financiamentos.
A federação que representa a distribuição de veículo, no entanto, ressalta que abril foi o primeiro mês de vendas somente de caminhões Euro 6 e, ao confrontar o desempenho com o mesmo acumulado de 2019, antes da crise portanto, resulta em alta de 16%.
“Mesmo com a mudança de tecnologia, hoje os concessionários não enfrentam problemas de disponibilidade de produtos. A queda acumulada se deve mais em função ao menor número de dias úteis em abril (cinco dias a menos em relação a março)”, avalia Andretta Jr., presidente da Fenabrave.
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Foto: Volvo/Divulgação
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