A retração do movimento nas concessionárias de veículos continua gerando medidas para redução da oferta por parte das montadoras. A Volkswagen do Brasil  acaba de confirmar que vai passar a operar em apenas um turno nas fábricas de São José dos Pinhais, PR, e Taubaté, no interior paulista, a partir de 1º de junho.

Os trabalhadores do segundo turno vão entrar em lay-off nessa data em período que pode durar de dois a cinco meses. “A ferramenta de flexibilização está prevista em acordo coletivo firmado entre a VW e os sindicatos e colaboradores”, destaca a empresa em nota divulgada nesta quinta-feira, 4.

No início do mês passado a Anfavea já havia admitido uma tendência de novas medidas para reduzir produção do setor no Brasil. Na ocasião, a entidade informou que havia oito paralisações em curso e dois anúncios de supensões de turno, um deles da Mercedes-Benz. Esse balanço deve ser atualizado na próxima segunda-feira, 8, quando a entidade promove coletiva para divulgação dos números de abril de suas associadas.

LEIA MAIS

Oito fábricas paradas e dois cancelamentos de turno

Licenciamentos de veículos superam 151 mil unidades em abril

Em abril, de acordo com a Fenabrave, foram licenciados 151,6 mil automóveis e comerciais leves, o que representou recuo de 19% sobre o total de março. Houve, contudo, aumento de 11% sobre o mesmo mês de 2022 e de 15% no comparativo interanual do número de emplacamentos no quadrimestre.

A questão é que praticamente metade das vendas está sendo realizada no atacado, índice acima do normal para este período do ano. O consumidor comum está retraído por causa dos juros altos e das dificuldades para obtenção de crédito.

A produção no primeiro semestre do ano passado foi fortemente afetada pela falta de semicondutores e na época as vendas estavam baixas por falta de produto, o contrário do que acontece hoje. Tanto é que os números atuais ainda estão abaixo dos registrados na pré-pandemia.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!