Produto

Segunda geração alavanca vendas do HR-V

SUV da Honda foi o segundo mais vendido em abril. Volkswagen diminuiu diferença para Jeep no segmento.

O HR-V está retomando o papel que sempre lhe coube na linha Honda. Desde seu lançamento como produto nacional, em 2015, o SUV foi o automóvel mais vendido da marca no mercado interno. Não apareceu na ponta apenas no ano passado, quando, com pouco mais de 15,4 mil licenciamentos, ficou atrás do City e City hatch.

A perda do lugar mais alto do pódio da Honda, entretanto, não foi sem um bom e justificado motivo. Em dezembro de 2020, a montadora cessou a produção da primeira geração do SUV — que já cumpria seu sexto ano nas lojas e tinha desenho, conteúdo e recursos técnicos superados por vários concorrentes — para preparar a fábrica de Itirapina, SP, para a chegada da segunda geração.

Lançado em julho somente, o New HR-V, como foi batizado, começou a ganhar presença mais relevante nos emplacamentos a partir de setembro. Até então, praticamente apenas unidades produzidas até dezembro de 2021 chegaram às ruas em volume inferior a quinhentas unidades mensais, média que passou a mais de 2,9 mil nos últimos quatro meses de 2022 com a nova geração.

LEIA MAIS

→ Honda trocará travas dos cintos de segurança do Accord e CR-V

→ SUVs: competição cresce ainda mais em 2023.

E se terminou bem o quadrimestre anterior, seguiu o modelo seguiu com o mesmo desempenho médio nos primeiros quatro meses deste ano e já alcançou 11,1 mil unidades, o dobro do que o segundo Honda mais negociado no período, o City sedã, que acumulou 4,9 mil emplacamentos.

A recuperação da competitividade do HR-V fica ainda mais evidenciada quando se observa que suas vendas cresceram 17% diante do primeiro quadrimestre de 2022 e o segmento de SUVs, o maior e mais concorrido do mercado interno, avançou 11,5% na mesma comparação.

Em abril, o HR-V somou 4,7 mil licenciamentos, o melhor resultado mensal da segunda geração e que o colocou como o segundo SUV mais vendido no mês. E, por muito pouco — exatas 210 unidades apenas —, não roubou a liderança do Jeep Compass.

Fonte: Fenabrave

 

Há muito tempo o HR-V não tinha posição tão destacada no ranking de utilitários esportivos, segmento que liderou em 2015 e 2016. Por conta do fim da primeira geração, encerrou o ano passado na 13ª colocação, mas já não fazia frente aos principais concorrentes desde 2019, quando foi o 5º lugar.

A recuperação das vendas do HR-V agora já reflete positivamente também na participação da Honda. A marca negociou 20,7 mil veículos em 2023, evolução de 17% contra os 13% registrados pelo segmento de automóveis no mesmo período. Como resultado, a fatia da montadora chegou a 4,5%, quase 1 ponto porcentual a mais do que no fim de 2022.

Volkswagen avança nos  SUVs e ameça Jeep

Especificamente no segmento de SUVs, o HR-V respondeu por 5,2% das vendas de janeiro a abril, mais do que o dobro do que obteve em igual período do ano passado, quando, além da primeira geração do HR-V, contava com estoque residual do também aposentado WR-V.

A marca líder entre os SUVs continua sendo a Jeep, com 19,3% dos emplacamentos em 2023. Mas seguida agora bem de perto pela Volkswagen, que respondeu por 16,4% das vendas. A diferença entre as duas marcas, que era de 4,6 pontos porcentuais no primeiro quadrimestre do ano passado, está agora abaixo de 3 pontos.


 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás