Indústria

Anfavea debate o futuro da eletrificacão no Brasil

Marcado para 14 de junho, evento acontece no momento em que venda de híbridos e elétricos cresce 51,4%

Definido pelo presidente Márcio de Lima Leite como “histórico”, acontece no próximo dia 14 de junho, uma quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, um grande evento sobre mobilidade elétrica. O público alvo, de acordo com o executivo, são os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de universidades e o setor privado.

Haverá painéis de debates sobre experiências internacionais da mobilidade elétrica veicular, produção local de veículos elétricos e baterias, cadeia de fornecimento de peças, componentes e tecnologia, infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia e novas tecnologias e materiais usados na eletrificação.

Cinquenta veículos elétricos serão expostos no local (veja concepção artística na foto acima), entre leves, pesados e inclusive máquinas agrícolas, além de componentes para modelos do gênero. O anúncio do evento denominado “Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”, foi feito na segunda-feira, 8, durante divulgação do balanço do setor em abril e no quadrimestre.

O mercado de elétricos ainda é incipiente internamente, mas vem crescendo nos ultimos anos a partir, principalmente, de lançamento de marcas importadas premium. Foram comercializados no primeiro quadrimestre total de 2.532 elétricos, o que representou alta de 44,5% sobre os 1.752 emplacados no mesmo período de 2022.

No caso dos híbridos, que conta com duas marcas montando veículos no Brasil, a Toyota e a Caoa Chery, o crescimento é de 51,4%, de 11,2 mil para 17 mil no mesmo comparativo. Somando todos os eletrificados, a participação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves subiu de 2,5% para 3,3%.

“O evento do dia 14 de junho, em Brasília, vai apresentar a visão das montadoras, da Anfavea, sobre a eletrificação”, comentou o presidente da entidade, lembrando que as mesmas marcas que investem em outros países na eletrificação estão aqui no Brasil e têm projetos em diversas áreas, inclusive nos que visam à descarbonização.

LEIA MAIS

De olho nos elétricos, GM admite antecipar ciclo de investimento

Alíquota zero para importados elétricos deve acabar no 2º semestre

Stellantis divulga testes que reforçam o projeto Bio-Electro

Na sua avaliação, é fundamental o Brasil conhecer o que acontece lá fora em termos de intraestrutura nessa área, quais são os avanços e quais são os gargalos. “Precisamos avaliar a visão europeria, asiática, norte-americana e inclusive a da América do Sul para que possamos acelerar o processo de infraestrutura no Brasil”, concluiu Leite.

Vale lembrar que algumas montadoras, como Stellantis e Volkswagen, estão investindo em centro de P&D de modelos híbridos a etanol, a fim de desenvolver fornecedores locais para fabricação de veículos do gênero. Outras, em especial a General Motors, planejam ir direto para o automóvel 100% elétrico.


Foto: Divulgação/Anfavea

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás