SUVs importados estrearão no Brasil a plataforma Ultium
Recorrentemente, a General Motor faz questão de reafirmar que o futuro totalmente elétrico está mais próximo de sua linha de produtos do que os de muitas outras concorrentes. Motorizações híbridas seriam um degrau dispensável, etapa que a montadora norte-americana queimará.
Para o Brasil, um mercado incipiente, essa determinação global tem se refletido, por enquanto, somente na oferta de veículos Chevrolet importados da América do Norte, como o Bolt EV e depois o Bolt EUV. E que ganhará corpo nos próximos anos. Nesta terça-feira, 9, a GM confirmou que importará outros dois modelos elétricos: o Blazer EV e Equinox EV.
Já em 2024, os modelos vão estrear aqui a Ultium, plataforma modular mais moderna da GM — sobre a qual podem ser projetados de compactos a SUVs e esportivos — e que faz parte do pacote de investimentos mundiais de US$ 35 bilhões em eletrificação iniciado em 2020 e que se encerra em 2025, e que resultará no lançamento de 30 novos veículos elétricos.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento nos Estados Unidos”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Segundo a GM, o Blazer EV já está em fase final testes de certificação e homologações, inclusive com apoio da estrutura de engenharia da GM brasileira, que inclui o Campo de Provas de Cruz Alta e o Centro Tecnológico, departamentos que contribuem nas áreas de eficiência energética e conectividade.
LEIA MAIS
→ De olho nos elétricos, GM admite antecipar ciclo de investimento
A montadora promete primeiro apresentar o Blazer e logo em seguida o Equinox elétrico, “para ocupar o posto de mais acessível desta nova família de elétricos da marca”.
Admite ainda estudos de outros veículos movidos a bateria para os mercados brasileiro e sul-americanos, defende a adoção de políticas públicas de estímulo para o desenvolvimento da produção e do consumo da eletromobilidade e fala até na possibilidade de fazer da região polo para produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos.
Foto: Divulgação
Conta envolve 175 unidades do eO500U fornecidos ao município de São Paulo no ano passado
Ex-General Motors, Andrea Serra assume o cargo recém-criado por Igor Calvet
Exibida no Salão de Xangai, tecnologia deve começar a ser oferecida comercialmente em três anos
Ainda um protótipo, modelo será o principal destaque da marca na feira do interior paulista
O CEO e presidente da empresa na América Latina, Gastón Diaz Perez, participou do 5º…
Empresa está iniciando processo de credenciamento de pontos para atender carros elétricos