SUVs importados estrearão no Brasil a plataforma Ultium
Recorrentemente, a General Motor faz questão de reafirmar que o futuro totalmente elétrico está mais próximo de sua linha de produtos do que os de muitas outras concorrentes. Motorizações híbridas seriam um degrau dispensável, etapa que a montadora norte-americana queimará.
Para o Brasil, um mercado incipiente, essa determinação global tem se refletido, por enquanto, somente na oferta de veículos Chevrolet importados da América do Norte, como o Bolt EV e depois o Bolt EUV. E que ganhará corpo nos próximos anos. Nesta terça-feira, 9, a GM confirmou que importará outros dois modelos elétricos: o Blazer EV e Equinox EV.
Já em 2024, os modelos vão estrear aqui a Ultium, plataforma modular mais moderna da GM — sobre a qual podem ser projetados de compactos a SUVs e esportivos — e que faz parte do pacote de investimentos mundiais de US$ 35 bilhões em eletrificação iniciado em 2020 e que se encerra em 2025, e que resultará no lançamento de 30 novos veículos elétricos.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento nos Estados Unidos”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Segundo a GM, o Blazer EV já está em fase final testes de certificação e homologações, inclusive com apoio da estrutura de engenharia da GM brasileira, que inclui o Campo de Provas de Cruz Alta e o Centro Tecnológico, departamentos que contribuem nas áreas de eficiência energética e conectividade.
LEIA MAIS
→ De olho nos elétricos, GM admite antecipar ciclo de investimento
A montadora promete primeiro apresentar o Blazer e logo em seguida o Equinox elétrico, “para ocupar o posto de mais acessível desta nova família de elétricos da marca”.
Admite ainda estudos de outros veículos movidos a bateria para os mercados brasileiro e sul-americanos, defende a adoção de políticas públicas de estímulo para o desenvolvimento da produção e do consumo da eletromobilidade e fala até na possibilidade de fazer da região polo para produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos.
Foto: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027