Apesar da expansão de 15% no trimestre, volumes são pequenos. Anfir promove ação no Chile semana que vem.
As exportações da indústria de implementos rodoviárias estão em expansão este ano. Foram embarcadas 1.305 reboques e semirreboques no primeiro trimestre, 15% a mais do que os 1.134 do mesmo período de 2022. É um índice relevante, mas os volumes ainda são proporcionalmente baixos, visto que no mesmo período a indústria comercialiou no Brasil 37,5 mil unidades, incluindo também carrocerias sobre chassis.
Justamente com o objetivo de contribuir para que as associadas melhorem seus negócios externos, a Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), vem promovendo uma série de ações como parte do programa Move Brazil.
A próxima rodada de negócios será em Santiago, capital do Chile, na terça-feira, 16, e quarta-feira, 17, com visitas técnicas a operadores logisticos na quinta-feira, 18. Antes dessa, já houve encontros este ano em Santo Domingo, capital da República Dominicana, de 11 a 13 de abril, e nos Estados Unidos, na MATS-Mid-America Trucking Show, entre 30 de março a 1º de abril.
A visita ao Chile envolve a participação de 24 empresas brasileiras. São elas a Binotto, Braslux, Brex, Comlink, Fibrasil, Frigo King, Grimaldi, Hallco, Hidromas, Hubner, Ibiporã, Metalesp, Olivo, Pradolux, Rhodoss, Rivertec, Rodofort Guerra, Rodotécnica, Rossetti, Silpa, Tecnnic, TMA, Truckvan e Zurlo. “A logística de transporte no Chile é praticamente toda rodoviária, o que é um cenário bastante favorável para disputarmos a preferência dos operadores logísticos”, explica José Carlos Spricigo, presidente da Anfir.
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O Chile já é o principal parceiro do Brasil na área de implementos rodoviários. Segundo a ApexBrasil, o país andino adquiriu 1.958 unidades ano ano passado. Os demais mercados são Paraguai (1.024), Uruguai (761), Estados Unidos (655) e Colômbia (260).
Foto: Divulgação/Metalesp
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