Em movimento crescente, frota adquirida representou 6% do segmento do mercado
Levantamento para o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos encabeçado pela Abla, associação que representa as locadoras, mostra que os eletrificados estão cada vez mais na pauta de compras das empresas. Somente no ano passado, as locadoras absorveram 3,3 mil veículos elétricos e híbridos, volume 88,9% maior em relação ao adquirido no ano anterior, de 1,7 mil unidades.
Se confrontado com os números de emplacamentos consolidados pela Anfavea, de 50 mil veículos elétricos e híbridos, as compras das locadoras em 2022 representaram 6,6% do mercado.
Pelas estatísticas da Abla, de 2018 a 2022, as empresas de locação compraram mais de 5,6 mil veículos eletrificados, saltando de 43 unidades para as 3,3 mil do ano passado. “É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, avalia em nota Paulo Miguel Junior, conselheiro gestor da Abla.
De acordo com o levantamento, o Sudeste concentra a maior parte da frota eletrificada, com 3,9 mil unidades licenciadas por locadoras, com Minas Gerais na liderança (2,1 mil veículos), seguido por São Paulo (1,3 mil).
A região Sul vem em seguida, com 1,5 mil veículos híbridos e elétricos em nome de locadoras, e quase tudo, 97%, no Paraná. No Nordeste já há 92 veículos eletrificados na frota de locadoras. No Centro-Oeste, as locadoras têm atualmente 72 veículos, dos quais 42 com placas do Distrito Federal. Por fim, a região Norte chegou a 29 unidades.
LEIA MAIS
→Dos emplacamentos de março, 28% foram de locadoras
→Locadoras esperam por melhor ambiente econômico para novo crescimento em 2023
Foto: Unidas/Divulgação
A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…
Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…
Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial
A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…
"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…
Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período