Dispositivos são fornecidos pela Weg e Electrus
A General Motors estabeleceu parceria com a WEG e a Electrus para oferecer estações de recarga e carregadores em suas 78 concessionárias que vendem e dão assistência técnica aos veículos elétricos Chevrolet.
“Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até suporte para adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, diz Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos da GM América do Sul.
As estações da WEG oferecidas na rede Chevrolet são, dependendo da rede elétrica disponível, de até 22 kW, três vezes mais rápidas do que a média das vendidas por outras empresas e compatíveis com a futura geração de elétricos da marca que começarão a ser importados a partir de 2024.
Segundo a GM, bastarão 15 minutos para que o consumidor recarregue a bateria para percorrer aproximadamente 40 km, que, afirma a montadora, é a distância média diária percorrida pelo brasileiro.
O dispositivo pode ser conectado na internet, o que permite ao usuário comandar a operação de recarga remotamente por aplicativo. Em caso de uso coletivo — em um condomínio, por exemplo —, permite acesso via cartões de proximidade e pelo aplicativo do celular, além de gestão por meio de plataforma na inernet que faz a medição de energia consumida por cada usuário para cobrança individualizada da fatura.
Já o acordo com a Eletricus contempla um carregador portátil, compatível com tomada rfesidencial ou industrial, com potência que vai até 7,4kW — contra 2,2 kW do equipamento originaldisponível nos veículso Chevrolet— e que permitr autonomia de 40 km por hora de recarga. O carregador se encaixa em compartimento específico do porta-malas que abriga o equipamento original.
LEIA MAIS
→ GM lançará Blazer e Equinox elétricos no Brasil em 2024
→ Novo Chevrolet Bolt EV desembarca no País
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.