Os licenciamentos de veículos leves somaram 69,5 mil unidades nos primeiros doze dias de maio. O número representa queda de 10,5% sobre igual período do ano passado. A média diária de 7.717  emplacamentos, entretanto, está ligeiramente superior, 2%, sobre as vendas registradas nos doze dias iniciais de abril.

Como o primeiro semestre de 2022 foi altamente impactado pela crise de fornecimento de condutores e, consequentemente, pelas paralisações de muitas fábricas e oferta reduzida de veículos, o resultado parcial de maio indica o agravamento da queda da demanda do varejo.

Tanto que as vendas do atacado seguem aumentando sua participação: responderam por 50,1% dos emplacamentos iniciais de maio, com 34, 81 mil unidades.

“A queda na demanda do varejo continua sendo o principal fator para a recuperação do setor. Os entraves seguem sendo os mesmos: juros altos, aumento de preços dos veículos, estoques desalinhados com a demanda e queda no poder de compra”, analisa o consultor Marcelo Cavalcante, que, com base no desempenho atual, projeta vendas entre 169 mil até 177 mil unidades em maio.

Fonte: Consultores Cavalcante

Um eventual programa de incentivo do Governo Federal aos carros de entrada, que deve ser divulgado no próximo dia 25, pode repercutir positivamente nos  licenciamentos dos próximos meses.

A idéia, afirmam fontes l igadas às  negociações, é que os modelos mais acessíveis possam ser negociados na faixa entre R$ 50 mil a R$ 60 mil, algo como pelo menos 15% mais baratos do que os preços praticados hoje, acima dos R$ 70 mil.

Nos primeiros doze dias deste mês, a Fiat, mais uma vez, liderou os licenciamentos. Com 16,1 mil unidades, levou grande vantagem sobre a segunda colocada GM (11,4 mil), que praticamente empatou com a Volkswagen (11,3 mil). Mas importante: 68% das vendas da marca italiana se deveram ao atacado, contra 52% da GM e 56% da VW.

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