Mercado

Promoções impedem queda na venda de veículos leves

Peugeot oferece taxa 0 em 24 meses e opções de financiamento em até 6 anos

Com vendas diretas na faixa de 50% e promoções no varejo que oferecem taxa de juro zero e prazos mais esticados de financiamento para atrair o consumidor comum, o mercado de veículos leves apresentou leve recuperação na primeira quinzena de maio. Foram comercializadas 76.779 unidades, com pequena alta de 3% sobre as 74.682 do mesmo período de abril.

Também com relação aos primeiros 15 dias de idêntico mês de 2022 (74.337 emplacamentos) verifica-se crescimento similar, de 3,3%. A média diária de vendas está em 7.678 unidades este mês, ante as 7.468 da primeira quinzena de abril, conforme fonte do varejo automotivo.

Apesar da leve reação, as concessionárias admitem que o movimento nas lojas está fraco. Além das dificuldades para obtenção de crédito, os juros altos estão levando o consumidor a evitar compras neste momento. Concessionários da rede Chevrolet estão dando R$ 20 mil de bônus na aquisição da picape S-10 e mesmo assim há estoque do produto, segundo um lojista da rede autorizada.

Tem também taxa zero para o Fiat Fastback e para a Frontier Attack em prazo de financimento de até 12 meses. A picape da Nissan Attack At 4×2 22/23 está sendo oferecida no site da marca com desconto de até R$ 35 mil, com preço reduzido de R$ 275.790 para R$ 240.790. Tudo para pronta entrega.

A Peugeot anunciou nesta terça-feira, 16, que até o dia 21, domingo, a rede oferece uma série de “condições imperdíveis” para a compra de um de seus modelos 0 km.

O 208 Like 23/23, com motor 1.0 Firefly e câmbio manual, sai a partir de R$ 69.990 com entrada e saldo em até 72 parcelas ou 6 anos. Há muito não se via um prazo assim tão elástico, uma vez que no passado ações do gênero levaram a uma alta expressiva da inadimplência. A marca francesa oferece ainda taxa de juros 0% se o parcelamento for em 24 vezes para todas as outras versões do hatch e também para gama Peugeot 2008.

LEIA MAIS

Com 13 fábricas paradas, perda no ano é de 47 mil veículos

Governo deve anunciar carro popular, mais acessível, dia 25

No ano passado, quando a demanda estava aquém da oferta por causa da crise dos semicondutores, era raro encontrar algum produto em promoção no mercado brasileiro de automóveis e também de comerciais leves. Hoje, as montadoras estão promovendo férias coletivas ou reduzindo turnos para adequar a produção à procura. Nesse contexto de retração, o governo promete anunciar medidas para tornar mais acessível alguns modelos de entrada.

No balanço da quinzena, Fiat e picape Strada seguem  na liderança dos rankings por marca e por modelo, respectivamente. A Fiat deteve participação de 22,8%, seguida da Chevrolet, com 16,5%, e Volkswagen, com 15,7% (veja tabela abaixo).

Emplacamentos primeira quinzena de maio
Marca Volume Share
FIAT 17.529 22,8%
CHEVROLET 12.673 16,5%
VOLKSWAGEN 12.075 15,7%
TOYOTA 7.539 9,8%
HYUNDAI 5.729 7,5%
JEEP 4.224 5,5%
HONDA 3.166 4,1%
RENAULT 3.138 4,1%
NISSAN 2.476 3,2%
CITROËN 1.082 1,4%

Foto: Divulgação/Peugeot

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás