Tecnologia

Qualcomm quer fazer do automóvel cada vez mais um “smartcar’

Gigante da tecnologia vislumbra a indústria automobilística entre seus principais mercados

Há apenas um semana, a gigante norte-americana Qualcomm Technologies comprou a Autotalks, empresa israelense de semicondutores e sistemas integrados.

Para além de mais uma incorporação ou fusão no sempre dinâmico e inquieto mundo de empresas de tecnologias, a negociação confirma a disposição da Qualcomm, mais conhecida pelos chips para smatphones, em fazer da indústria automobilística um de seus principais mercados.

O fornecimento desses componentes para o universo de sistemas e equipamentos utilizados em automóveis, caminhões e máquinas agrícolas representa ainda menos de 10% dos cerca de US$ 44 bilhões de faturamento da Qualcomm.

Uma participação que deve aumentar muito com a evolução da mobilidade elétrica e a demanda por conectividade, seja dos usuários como entre os próprios veículos,com as empresas fabricantes deles e a infraestrutura pública.

José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm no Brasil, arrisca:

“Não tenho dúvida que, no futuro, a indústria automobilítica será o principal segmento para nossas tecnologias, se não o maior”.

O executivo aponta segurança, serviços dos fabricantes — por exemplo concierge, diagnose, manutenção preditiva etc —, entretenimento e operação autônoma dos veículos como as principais vertentes para o crescimento do fornecimento dos chips e equipamentos da Qualcomm para o setor.

A compra da Autotalks está ligada, na prática, a todos esses pilares. Desde sua criação, em 2009, a empresa israelense se dedica à comunicação V2X, sigla de “veículo-para-tudo”, seja entre automóveis, seja com a infraestrutura, empresas. Enfim, tudo!

A comunicação V2X é, na verdade, uma das grandes artérias da Qualcomm na intensificação de sua atuação para a indústria automotiva. Ela contribuirá para a mobilidade inteligente, com a melhora do trânsito, aprimoramento do conforto e da segurança dos veículos, usuários de transportes, bem como de pedestres, ciclistas e de todo o entorno de ruas e estradas.

Palazzi: mais funções, mesma plataforma, menos custo.

As tecnologias desenvolvidas pela Autotalks serão, assim, incorporadas ao portfólio da plataforma Snapdragon Digital Chassis já oferecida pela Qualcomm.

Essa incorporação de multi-operações numa mesma plataforma, afirma Palazzi, é tendência que só crescerá nos próximos anos.

Com maior densidade e mesmo tamanho — ou menores— os microprocessadores são capazes de responder por cada vez  mais funções.

Um único pode atuar, por exemplo, para os sistemas de auxílio à direção e também para o dispositivo de entretenimento. Antes, essas funções demandavam mais de um chip, maior espaço e mais materiais empregados na produção desses componentes.

“E, naturalmente, com custos maiores”, enfatiza Palazzi. Por conta disso, o executivo entende que não necessariamente o número de chips crescerá substancialmente nas próximas gerações de veículos — até mesmo em produtos totalmente autônomos. Quem sabe, pode até diminuir.

LEIA MAIS

→ Stellantis e Qualcomm fecham acordo em tecnologias de conectividade

→ Valeo fornecerá controlador de ADAS para a BMW

“Antigamente, cada porta de veículo tinha um módulo para o levantamento elétrico do vidro. Hoje está tudo num só e dentro do painel”, exemplifica Palazzi.

Responsável pelas vendas, Palazzi assegura que a indústria de chips e semicondutores já sublimou os problemas logísticos e a falta de capacidade de fornecimento que afetaram a produção de vários setores nos últimos dois anos, como a própria indústria automobilística.

” A nossa produção atual já é suficiente para toda a demanda do setor automtivo no segundo semestre”, afirma o executivo.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás