Da fábrica de São Bernardo, unidades embarcam para operações da empresa na Argentina, México, Estados Unidos e Alemanha
A Mercedes-Benz celebra registro de 350 mil motores exportados desde 1998, quando a empresa iniciou os embarques do produto. Produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), os motores partem para equipar veículos da Daimler Truck na Alemanha, Argentina, Estados Unidos e México, bem como enviados para os cinco continentes quando estarão em caminhões e ônibus da marca Mercedes-Benz.
Alguns dos caminhões da Freightliner, por exemplo, são montados com motores brasileiros. Também a partir da operação da Alemanha saem veículos para aplicações na agricultura e mineração com propulsores do ABC Paulista.
“Iniciamos as exportações de motores em 1998 e os volumes não pararam de crescer, alcançando recordes entre 2004 e 2008. Aliás, chegamos a exportar mais de 50.000 motores em um só ano”, resume Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. “Também expandimos o portfólio para a Alemanha, que recebe motores Euro 3 para veículos que atendem diversos mercados.”
A exemplo das evoluções que ocorreram das fábricas de caminhões, cabines e chassi de ônibus, também a linha de produção de motores recebeu atualizações com ferramentas e conceitos da Indústria 4.0. Digitalização, conectividade, dados na nuvem, Big Data e IoT elevaram a régua da unidade.
“A atual Linha de Motores é mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo mais rápida em suas entregas”, conta Celso Salles, diretor de produção de caminhões & agregados. “Além disso, alcança ganhos de eficiência em logística devido à aplicação de AGVs para distribuição de peças no entorno da linha e armazenamento próximo ao ponto de consumo.”
A mais recente novidade na linha é a produção dos motores adequados à nova fase do Proconve, equivalente ao Euro 6, o que tornou a montagem mais complexa com elementos do sistema de pós-tratamento mais robustos. Mas além dos Euro 6, a fábrica de São Bernardo segue com produção de motores Euro 3 e Euro 5 para atender legislações de emissão de mercados da América Latina, África, Ásia, Oceania e Oriente Médio.
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
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