Empresa

Mercedes-Benz acumula 350 mil motores exportados

Da fábrica de São Bernardo, unidades embarcam para operações da empresa na Argentina, México, Estados Unidos e Alemanha

A Mercedes-Benz celebra registro de 350 mil motores exportados desde 1998, quando a empresa iniciou os embarques do produto. Produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), os motores partem para equipar veículos da Daimler Truck na Alemanha, Argentina, Estados Unidos e México, bem como enviados para os cinco continentes quando estarão em caminhões e ônibus da marca Mercedes-Benz.

Alguns dos caminhões da Freightliner, por exemplo, são montados com motores brasileiros. Também a partir da operação da Alemanha saem veículos para aplicações na agricultura e mineração com propulsores do ABC Paulista.

“Iniciamos as exportações de motores em 1998 e os volumes não pararam de crescer, alcançando recordes entre 2004 e 2008. Aliás, chegamos a exportar mais de 50.000 motores em um só ano”, resume Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. “Também expandimos o portfólio para a Alemanha, que recebe motores Euro 3 para veículos que atendem diversos mercados.”

A exemplo das evoluções que ocorreram das fábricas de caminhões, cabines e chassi de ônibus, também a linha de produção de motores recebeu atualizações com ferramentas e conceitos da Indústria 4.0.  Digitalização, conectividade, dados na nuvem, Big Data e IoT elevaram a régua da unidade.

“A atual Linha de Motores é mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo mais rápida em suas entregas”, conta Celso Salles, diretor de produção de caminhões & agregados. “Além disso, alcança ganhos de eficiência em logística devido à aplicação de AGVs para distribuição de peças no entorno da linha e armazenamento próximo ao ponto de consumo.”

A mais recente novidade na linha é a produção dos motores adequados à nova fase do Proconve, equivalente ao Euro 6, o que tornou a montagem mais complexa com elementos do sistema de pós-tratamento mais robustos. Mas além dos Euro 6, a fábrica de São Bernardo segue com produção de motores Euro 3 e Euro 5 para atender legislações de emissão de mercados da América Latina, África, Ásia, Oceania e Oriente Médio.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás