Ele ainda não ganhou as ruas, o que acontecerá em vários países da Europa e outras regiões, como Ásia e Amérciado Norte, somente a partir de outubro. Ainda assim, já é possível assegurar que o novo BMW Série 5 vai agradar quem busca — e tem dinheiro para isso — um automóvel que reúne design, desempenho e alta tecnologia.
Esta nova geração ficará marcada pelo ingresso do sedã no mundo da mobilidade exclusivamente elétrica e por ser portadora de novidades tecnológicas e de conectividade inéditas. Contudo, não abandorá ainda versões a combustão, seja a diesel ou gasolina, e híbridas plug-in e leve, que estarão disponíveis em alguns países e regiões.
Como todas as gerações anteriores, o novo Série 5 é produzido na fábrica de Dingolfing, Alemanha, base produtiva também de motores elétricos e das baterias de alta tensão. Em comparação com o antecessor, o sedã cresceu 97 milímetros no ocmprimento, chegando aos 5,06m, 32 milímetros na largura (agora 1,90 m) e 36 milímetros na altura. A distância entre eixos passou a 2,99 m, 20 milímetros maior.
Fora o design renovado da carroceria, chama a atenção o acabamento interno — com revestimentos de origem vegana — e o reduzido número de botões e controles no painel em comparação com o modelo anterior, o que foi possível por meio da digitalização e comandos em telas sensíveis ao toque de 12,3 e 14,9 polegadas.
LEIA MAIS
→ Com o X1 já em produção, BMW estuda novo ciclo de investimento
São duas versões totalmente elétricas. Na i5 M60 xDrive, esportiva, dois motores nos eixos dianteiro e traseiro desenvolvem 600 cv e transferem tração para as quatro rodas. A aceleração de zero a 100 km/h demanda apenas 3,8 segundos e a velocidade máxima é limitada a 230km/h.
A outra opção, i5 eDrive40, tem motor elétrico apenas nas rodas traseiras que desenvolve potência máxima de 340cv para acelerar de zero a 100km/h em 6 segundos. A velocidade máxima é de 193km/h.
Ambas têm baterias de 84,3 kWh. A autonomia, segundo a norma WLTP, é de 455 até 516 quilômetros na M60 xDrive e de 477 até 582 quilômetros na i5 eDrive40. Com o recurso MaxRange, o alcance pode ser aumentado em até 25%, limitando a potência e a velocidade e desativando as funções de conforto.
Outro destaque no sedã é o pacote de tecnologias de auxílio à condução disponível de série. O Driving Assistant Professional, com função Stop & Go, inclui o Highway Assistant, que alivia o motorista das tarefas de direção em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas.
Em velocidades de até 130 km/h é possível para o motorista tirar as mãos do volante e posicioná-las confortavelmente, desde que fique atento ao trânsito. Pela primeira vez no mundo, o sistema também inclui o Active Lane Change Assistant com ativação visual.
O veículo sugere uma mudança de faixa e isso pode ser feito pela primeira vez olhando no retrovisor externo para confirmar a mudança de faixa. O Active Lane Change Assistant assume os movimentos de direção necessários automaticamente, se a situação do tráfego permitir.
Com o opcional Parking Assistant Professional, o estacionamento automatizado e manobras de até 200 metros podem ser controlados no veículo ou por smartphone do lado de fora.
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024