Criação da nova fabricante de caminhões e ônibus deve ser concluída até o fim de 2024
Daimler Truck e Toyota concordaram em fundir suas controladas Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e Hino Motors. As empresas concluíram memorando de entendimento e toda a negociação deve estar concluída até o fim do ano que vem,assim como o nome da nova empresa, localização, proporção acionária e estrutura corporativa da nova holding.
A ideia das parceiras é que a fusão dê origem a uma empresa capaz desenvolver mais rapidamente as tecnologias CASE (Conectadas, Autônomas, Compartilhadas, Elétricas) para veículos comerciais em escala global — dentre elas a propulsão a hidrogênio — e atuar também na produção dos próprios caminhões e ônibus.
A criação da nova empresa foi anunciada nesta terça-feira, 30. Daimler Truck e Toyota investirão igualmente na holding da MFTBC e da Hino fundidas e que será listada na bolsa de valores de Tóquio.
“Há um grande futuro pela frente – e o anúncio de hoje é um passo crucial para fazer esse futuro funcionar economicamente e liderar o transporte sustentável. A nova empresa planejada será uma grande força no Sudeste Asiático e um importante associado da família Daimler Truck”, comemorou Martin Daum, CEO da Daimler Truck.
Koji Sato, CEO da Toyota Motor Corporation “Esta colaboração entre nossas quatro empresas é uma parceria para criar o futuro dos veículos comerciais no Japão e o futuro da sociedade de mobilidade”, acrescentou Koji Sato, CEO da Toyota Motor Corporation.
LEIA MAIS
→ Venda de veículos comerciais em recuperação na Europa
→ Daimler lança a Rizon, marca de caminhões elétricos para os EUA
Consolidado o mesmo quadro atual de Hino e Fuso, a nova empresa terá perto de 45 mil funcionários. A receita anual somada das duas empresas estaria próxima de US$ 16 bilhões.
Foto: Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País