Modelo de negócio para o produto passa a ser somente em cooperação com fabricantes de carrocerias
A Scania reformula seu negócio em ônibus e decide descontinuar a produção de carrocerias na fábrica de Slupsk, na Polônia, de onde sai os modelos integrais da marca Citywide e Interlink. Com isso, os chassis da fabricante serão encarroçados somente por parceiros.
Segundo a montadora, a operação será encerrada gradualmente no primeiro trimestre de 2024 e, embora sustente que não afetará a produção de chassi na unidade polonesa, no pacote também consta o fim da configuração de piso baixo.
De acordo com comunicado, o mercado de ônibus sofreu duramente durante a pandemia e, apesar dos sinais de retomada, o ritmo é lento, em ambiente com maior concorrência e legislação que exige altos investimentos em novas tecnologias.
Estrutura mais enxuta para melhor atender
A companhia entende que com o fim da produção de carrocerias poderá fornecer soluções de mobilidade mais competitivas que garantam crescimento sustentável.
“Estamos convencidos de que o negócio de ônibus continuará a ser uma parte importante da oferta da Scania daqui para frente, mas precisamos de uma estratégia atualizada que nos permita cumprir nossa promessa ao cliente e garantir um negócio lucrativo globalmente”, resume em nota Stefano Fedel, diretor de vendas e marketing da Scania.
A fabricante reforça que a decisão torna a estrutura mais enxuta e, assim, proporciona mais capacidade para melhor atender às demandas do mercado, com oferta baseada em ampla gama de configurações e motorizações de chassi, além de serviços, financiamentos e soluções de carregamentos para as versões eletrificadas.
Em meados março, decisão muito semelhante foi anunciada pela concorrente Volvo, na qual também encerrará a produção de ônibus integral na Europa e, no caso, também afetou uma fábrica polonesa, a de Wroclaw, que será fechada.
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Foto: Scania/Divulgação
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