Além do sucesso da versão Track, montadora aposta em melhoria do mercado a partir dos incentivos aos modelos de entrada
Balanço preliminar de maio indica que o Volkswagen Polo ultrapassou o Chevrolet Onix e fechou o mês na vice-liderança do ranking de modelos leves, atrás apenas da Fiat Strada. Em abril o hatch da marca alemã estava no quarto lugar, atrás também do Hyundai HB-20.
Se considerado isoladamente o ranking de automóveis, o Polo foi o mais emplacado no mês, posição nunca antes conquistada pelo modelo que vem crescendo em vendas a partir de fevereiro, quando a Volkswagen lançou a versão Track com a incumbência de substituir o Gol, um dos maiores ícones da marca no Brasil.
O sucesso da versão Track, produzida em Taubaté, SP, e atualmente o modelo de entrada da marca, certamente foi o principal ponto considerado na decisão da Volkswagen de adiar o regime de lay-off na fábrica do interior paulista, que afetaria 800 trabalhadores e suspenderia o segundo turno por lá a partir desta quinta-feira, 1.
Há quase um mês, o Sindmetau, Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, havia informado que o lay-off estaria sendo adiado para vigorar a partir de 1º de julho. Consultada nesta quinta-feira, a Volkswagen disse que oficialmente nunca falou em adiamento, ou seja, o lay-off, a princípio, está definitivamente suspenso.
A decisão, como aventou o Sindmetau ao anunciar o adiamento, está claramente atrelada às discussões do governo com o setor automotivo em torno de um programa voltado a criar categoria de veículos mais baratos, que teve um pré-anúncio em 25 de maio e ainda depende de MP (medida provisória) que reduzirá impostos federais para modelos até R$ 120 mil.
Em nota oficial, a Volkswagen explica que “o motivo da suspensão do lay-off tem por base as novas perspectivas para a demanda de vendas no setor automobilístico”.
LEIA MAIS
→Track faz do Polo o Volkswagen mais vendido pela primeira vez
→Média diária de venda de veículos leves cai 10% em maio
No acumulado dos primeiros cinco meses, o Polo é o quarto colocado, atrás de Strada, Onix e Onix Plus e na frente, consequentemente do HB-20. No ranking espeífico de maio, completam a lista do Top 10 relativo aos modelos o hatch da Chevrolet, VW T-Cross, Onix Plus, Jeep Compass, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Fiat Toro.
A picape média da marca italiana ainda não tinha entrado no ranking dos dez modelos mais vendidos, o que pode ser explicado pelos descontos dados pelas montadoras no final de maio para que as locadoras comprassem produtos com preço acima dos R$ 120 mil, valor estabelecido pelo governo como limite para os benefícios fiscais.
No ranking por marca (veja tabela abaixo), a Fiat segue na liderança, com participação de 20,7% em maio, com a Volkswagen no segundo lugar (16%), seguida bem de perto pela GM (15,8%). Na sequência vêm Toyota, Jeep, Hyundai e Renault.
Emplacamento Maio 2023 | ||
Marca | Volume | Share |
FIAT | 34.430 | 20,7% |
VOLKSWAGEN | 26.688 | 16,0% |
CHEVROLET | 26.228 | 15,8% |
TOYOTA | 16.447 | 9,9% |
JEEP | 11.820 | 7,1% |
HYUNDAI | 10.929 | 6,6% |
RENAULT | 7.814 | 4,7% |
HONDA | 6.709 | 4,0% |
NISSAN | 6.341 | 3,8% |
PEUGEOT | 2.926 | 1,8% |
Foto: Divulgação/VW
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027