Produto

XCMG lança primeiro cavalo-mecânico elétrico do País

Estreia da empresa no segmento de transporte rodoviário também incorpora plano de localizar produção

A XCMG, gigante chinesa fabricante de máquinas pesadas, começou a oferecer ao transportador brasileiro o primeiro cavalo-mecânico elétrico do País. Com peso bruto total combinado (PBTC) de 49 toneladas e configuração 6×4, o E7-49T chega para atender operações em rotas dedicadas de curtas distâncias rodoviárias. Com um conjunto de bateria de 282 kW, o modelo promete autonomia de 150 km.

Ricardo Senda, responsável pela divisão de elétricos da XCMG, entende que a novo produto deve ser incorporado a um projeto de transporte, no qual a estação de recarga também esteja entre as prioridades. “Temos solução de equipamentos de 360 kW, o que permite recarregar 100% das baterias em apenas 1 hora.”

Não se trata, no entanto, de um projeto barato. Apenas o caminhão custa R$ 1,3 milhão e a estação de recarga, em torno de R$ 200 mil. O investimento pode ficar ainda mais alto, caso o transportador opte por adicionar infraestrutura de troca de bateria.

Sistema permite substituição de bateria durante operação

O modelo da XCMG tem o chamado sistema swapping, tecnologia que permite a substituição do conjunto de bateria, sai a descarregada entra a carregada. É uma tarefa que leva em torno de 6 minutos, mas que exige aporte em construção civil, guindaste de pórtico aéreo e baterias adicionais ao custo por volta de R$ 750 mil cada.

Em projetos que exigem menos ambição, no entanto, o executivo da XCMG garante que o E7-49T fecha a conta nas operações. “Com a chegada dos caminhões Euro 6, o investimento inicial em relação aos elétricos é quase mesmo”, compara Senda. “Depois, os custos da operação com elétricos são menores. Preços da energia e de manutenção são mais baratos. Pelo estudo que temos, o quilômetro rodado custa R$ 3,60 com o diesel, enquanto com o elétrico sai por R$ 0,75.”

Junto ao cavalo-mecânico, a empresa também passa a oferecer na linha de elétricos rodoviários o E7-29T, caminhão rígido 8×4 com capacidade para atender necessidades de até 45 toneladas de peso bruto total (PBT). No portfólio de veículos acionados por bateria constam também os caminhões fora de estrada, destinados a tarefas severas na mineração, além de pá-carregadeiras e escavadeiras.

Plano de produção de caminhão elétrico no Brasil

A XCMG espera vender ao menos 3 mil caminhões elétricos em três anos, expectativa que segue ao lado de plano de localizar a produção no País. Parte do necessário a companhia já tem por aqui, com a unidade fabril em Pouso Alegre (MG), construída em 2014, onde aplicou US$ 500 milhões para manufatura de máquinas e equipamentos, em especial da linha amarela.

“Dependemos de uma cadeia de suprimentos. Não há como viabilizar a produção da bateria, mas não é tão difícil nacionalizar componentes, como chassi e cabine. Estamos em tratativas com o BNDES e enxergamos a produção dos caminhões elétricos em um ou dois anos”, revela Tian Dong, vice-presidente da XCMG.


Fotos: XCMG/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás