Mercado

Após três meses, Montana ainda não faz frente para a Toro

Nova Chevrolet ainda perde em vendas até para a Toyota Hilux

Encerrados os primeiros três meses nas concessionárias, as vendas da Montana sugerem fumaça ainda grande demais para o fogo que muitos imaginavam que a nova picape da Chevrolet poderia gerar no segmento e que chegou até a chamuscar as concorrentes no primeiro mês.

Considerada uma anti-Fiat Toro, a líder do segmento, a picape fabricada pela General Motors em São Caetano do Sul, SP, ainda não desbancou nem mesmo a Toyota Hilux, produto superior em porte, capacidade de carga e, sobretudo, preço.

Em maio, a representante da Chevrolet somou 3.592 licenciamentos contra 3.986 da Hilux e 4.986 da Toro, mais uma vez a primeira colocada entre as picapes médias-grandes, segundo critério da Fenabrave.

Fonte: Fenabrave

Ao longo de seus primeiros três meses completos de vendas, de março a maio, a Montana atingiu quase 10,7 mil unidades — mais um residual de 349 licenciamentos de fevereiro. Nesse mesmo período, a líder Toro vendeu quase 40% a mais, 14,4 mil, tendo novamente a picape da Toyota como segunda colocada, com 11,5 mil emplacamentos.

Fonte ligada aos concessionários Chevrolet consultada por AutoIndústria afirma que esse desempenho está aquém das expectativas da própria rede de revendas. “Por enquanto, há uma certa frustração com esses números”, ilustra.

De qualquer forma, a chegada da Montana já começa a alterar o segmento, que acumulou 21,7 mil licenciamentos em maio e 88,4 mil no ano, crescimento de 24,5%. De janeiro a maio do ano passado, por exemplo, a Toro deteve 30,4% de participação, enquanto a Hilux, 25%. No mesmo intervalo de 2023, esses índices recuaram para 23,6% e 20,1%, respectivamente.

Esta semana a General Motors anunciou que paralisará a produção da S10 em São José dos Campos, SP, por 10 dias. A empresa justificou a medida como decorrência da queda da demanda.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, deixarão de ser fabricadas nesse período perto de 3 mil unidades da picape, quarta mais vendida em maio, imediatamente atrás da novata Montana.

LEIA MAIS

→ Média diária de venda de veículos leves cai 10% em maio


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás