São seis novos modelos de ônibus elétricos destinados ao mercado brasileiro e também para exportação
Na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários ministros de Estado, a presidente da Eletra, Milena Romano, abriu a cerimônia da inauguração oficial da fábrica de ônibus elétricos localizada no bairro Pauliceia, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Em seu discurso, confirmou investimento de R$ 150 milhões em seis novos modelos que estão chegando no mercado brasileiro e também serão destinados à exportação.
“Somos uma empresa 100% brasileira, focada no transporte limpo e sustentável. Operamos a partir de parcerias estratégicas e com a nova fábrica vamos produzir 1,8 mil ônibus por ano, volume que pode ser ampliado em 50% com a adoção de mais um turno de trabalho”.
A executiva lembrou que nos últimos 20 anos o Brasil perdeu autonomia no campo de ônibus elétricos, cedendo espaço para os chineses. “Estamos revertendo esse quadro e já exportamos elétricos brasileiros para outros países da América do Sul, com planos de incrementar ainda mais a atuação lá fora”.
O presidente Lula destacou a importância da empresária Maria Beatriz, de São Bernardo, uma das fundadoras da empresa, também presente no evento. Em seu discurso, o presidente da República falou do programa Caminho da Escola, que será retomado para renovar frota já envelhecida, e lembrou que a indústria automotiva chegou a representar, no passado, 23% do PIB industrial.
“Hoje a indústria brasileira representa apenas 11% do PIB. Empresas, como a Metal Leve, foram vendidas para grupo de fora e muitas fecharam. Em 1980 o Brasil tinha mais força industrial que a China, quadro que foi revertido. Chegamos a ser a sexta maior economia do mundo e hoje ocupamos a 12ª posição”.
LEIA MAIS
→President Lula will inaugurate Eletra’s plant in São Bernardo
→Anfavea debate o futuro da eletrificacão no Brasil
→Anfavea defende prazo de 12 meses para os incentivos ao popular
Apesar de haver alguma expectativa quanto a novidades relativas ao projeto do carro de entrada mais acessível, chamado de popular, nada foi comentado no evento, que também teve a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do .vice-presidente e titular do MDIC, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.
Nova fábrica em SBC
A nova área da Eletra tem área total de 27 mil m², com capacidade para fabricar 150 ônibus/mês. A linha de produtos contempla seis ônibus, sendo cinco novos modelos do e-Bus e mais o e-Trol, “desenhados para atender às características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira”.
Todos eles são feitos no Brasil, inclusive as baterias, com tecnologia 100% nacional. “Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora de ônibus elétricos da América Latina”, destaca a presidente da empresa, nascida em São Bernardo em 1999.
Por causa da facilidade para importar, marcas chineses estão postergando início de produção local, diz…
Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano
No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…
Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril
Primeiro lote de 200 unidades seguiu para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e…
Fábrica de Curitiba assume a responsabilidade de abastecer o mundo com o BRZT em versões…