Unidades do modelo já rodam em operações reais de clientes da montadora em diversas regiões do País
A Volvo iniciou processo para também oferecer no Brasil a linha F de caminhões elétricos. Em parceria com empresas transportadoras, a fabricante dispôs de unidades do pesado FM Electric para atuarem em operações reais em diversas regiões do País.
A iniciativa tem objetivo de coletar dados técnicos e impressões dos clientes em aplicações típicas do transporte de carga brasileiro em serviços urbanos e rodoviários. “Os relatos têm sido muito positivos. Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista”, resume em nota Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
De acordo com a Volvo, os FM Electric estão sendo avaliados em rotas fixas, nas quais os veículos são carregados nas fábricas com destino a centros de distribuição. “Iniciaremos nossa jornada da transformação do transporte pesado no Brasil em aplicações específicas, para gradualmente expandir a tecnologia a outros segmentos”, conta Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.
Volvo FM Electric promete autonomia de 300 km
O pesado FM Electric, em versão cavalo-mecânico com peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas, por ser montado com três motores elétricos combinados a conjunto de até seis baterias, o que soma capacidade de armazenamento de energia de 540 kWh. O veículo gera potência de 490 kW, equivalente a 660 cv, e promete autonomia de até 300 km. A depender da quantidade de baterias e potência do carregador, a recarga leva de 1h30 a 8h.
Sob meta de descarbonização, a Volvo busca reduzir 50% das emissões de CO2 de seus veículos até 2030 para chegar à neutralidade em 2040. Atualmente, a marca é líder de vendas de caminhões pesados elétricos na Europa e nos Estados Unidos, mercados para os quais já entregou 5 mil unidades.
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Foto: Volvo/Divulgação
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