Em maio, mesmo em meio às incertezas geradas pelas primeiras informações desencontradas sobre o plano governamental de incentivo ao mercado de veículos novos, oficializado apenas nesta terça-feira, 9 (veja aqui) 6, as vendas de veículos usados seguiram em ascensão e superaram 1,27 milhão de automóveis, comerciais leves e motocicletas — média diária de 57,9 mil veículos.
Segundo levantamento da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, entidade que congrega cerca de 48 mil revendedores de veículos seminovos e usados, o número supera em 22,6% as negociações de abril e em 8,6% as de maior do ano passado.
A maior procura foi por veículos seminovos de 0 a 3 anos de uso, os chamados seminovos, que responderam por 25,2% do total das vendas.
No ano, o setor já negociou 16,3% a mais do que nos primeiros cinco meses do ano passado e superou 5,67 milhões de veículos, sendo 4,1 milhões de automóveis e comerciais leves, 136,2 mil veículos pesados e 1,28 milhão de motos.
O segmento de carros de passeio foi o que mais cresceu, 18,3%, e bateu na casa de 3,5 milhões de unidades. Só no mês passado, somaram 790 mil, 10% a mais do que em igual mês de 2022.
“Todas as medidas que movimentem o mercadosão sempre bem vindas . Mas ainda é cedo para avaliarmos o quanto as anunciadas nesta semana poderão impactar nosso mercado, já que elas têm prazo de validade e um alcance limitado. Com certeza absoluta, quanto mais veículos zero km chegarem ao mercado, melhor será para o nosso segmento, pois assim se completa e se realimenta o ciclo completo da cadeia automotiva”, analisa Enilson Sales, presidente da Fenauto.
O Volkswagen Gol foi o automóvel mais negociado em maio. Com 65,8 mil unidades, cravou quase o dobro do que o Fiat Palio (35,5 mil). Entre os comerciais leves, destaque para a Fiat Strada, que acumulou vendas de 27,6 mil unidades contra 19,3 mil da Volkswagen Saveiro, segunda picape mais vendida no mês passado.
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