Indústria

Ford inaugura fábrica de US$ 2 bilhões para produção de elétricos na Alemanha

Planta poderá montar 250 mil veículos por ano. Primeiro modelo é o SUV Explorer.

A Ford concluiu as reformas que tranformaram sua quase centenária fábrica de Colônia, Alemanha, na primeira de sua rede global capaz de produzirautomóveis totalmente elétricos com neutralidade carbono. As obras e equipamentos consumiram nada menos do que US$ 2 bilhões. A cerimônia de reinauguração reuniu o presidente da Ford, Bill Ford, e o chanceler alemão Olaf Scholz.

Batizado agora de Cologne EV Center, o complexo começará a produzir este ano o SUV Explorer elétrico para o mercado europeu. O modelo, montado sobre a plataforma MEB da Volkswagen — base, por exemplo, do VW ID4 —, estará no mercado mesmo somente em 2024. A Ford, entretanto, já admite a fabricação sobre a mesma plataforma de um segundo modelo, um crossover esportivo.

Olaf Scholz e Bill Ford

“O Cologne EV Center sinaliza o início de uma nova era para a Ford na Europa”, disse Martin Sander, chefe do negócio de veículos elétricos da montadora na Europa. Fundada em 1930, a fábrica de Colônia já produziu mais de 18 milhões de veículos desde o Modelo A e ainda tem em linha o compacto Fiesta, que terá a produção encerrada no mês que vem.

Com capacidade de produção instalada de 250 mil unidades por ano, o EV Center é um passo importante da Ford para concretizar seu plano global de produzir 2 milhões de veículos elétricos anualmente até o fim de 2026.

LEIA MAIS

→ Ford Maverick Hybrid estreia oferta de picapes híbridas no País

A planta recebeu linha de produção totalmente nova, de montagem de baterias e automação de última geração, com robôs cognitivos e colaborativos, e realidade aumentada, tudo dentro do conceito da Indústria 4.0, com alta conectividade entre os equipamentos, pessoas e veículos.

“A abertura do Cologne EV Center é o início de uma nova geração de fabricação limpa e veículos elétricos na Europa”, disse Bill Ford, presidente executivo. “Esta instalação será agora uma das fábricas mais eficientes e ambientalmente responsáveis ​​em toda a indústria”.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás