AMercedes-Benz encaminha o lançamento do eActros 600, caminhão elétrico para aplicações rodoviárias de longas distâncias. Mostrado como conceito no IAA Transportation 2022, o salão de transporte de Hanover, na Alemanha, a fabricante agendou para 10 outubro próximo revelar a versão de série, o que marcará sua estreia global.
O modelo está programado para entrar em linha de produção na fábrica de Wörth em 2024. Antes, porém, a Mercedes-Benz prepara uma frota de 50 unidades para testes práticos com clientes. O caminhão promete autonomia de 500 quilômetros e, com ele, a marca pretende entregar mais economia se comparado à sua versão a diesel, graças ao baixo consumo de energia. A fabricante ainda espera acelerar a neutralidade de carbono no transporte de carga.
“O eActros 600 é capaz de substituir a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento de longa distância, pois estabelece novos padrões em termos de custo-benefício para nossos clientes”, resume em nota Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks. “Também oferece um enorme potencial para reduzir as emissões de CO2. Estou convencida de que este caminhão definirá a nova referência no transporte rodoviário de cargas.”
Produção do eActros 600 envolve operações de quatro fábricas
O caminhão carrega três baterias de fosfato de ferro-lítio com capacidade instalada de 600 kWh para o acionamento de dois motores elétricos. O conjunto gera potência contínua de 400 kW e máxima de 600 kW. O time de engenheiros trabalha para que as baterias recuperem de 20% a 80% da capacidade de armazenamento de energia em menos de 30 minutos em estação de um megawatt.
A produção do eActros 600 envolve operações de quatro fábricas. Wörth ficará responsável para montagem do caminhão. Mannheim ficará encarregada pela tecnologia de baterias e sistemas de alta tensão. Gaggenau fornecerá componentes dos eixos elétricos para Kassel, onde serão montados.
Além de cavalo-mecânico, a marca adianta que também pretende produzir versões rígidas com a finalidade de ampliar a oferta de aplicações ao cliente.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz mostra o eActros para longas distâncias
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.