Versão aventureira da picape 4x4 custa R$ 310 mil
Mesmo em tempos de picapes com características e comportamento cada vez mais assemelhados a veiculos de passeio, há espaço para quem tem perfil, de fato, aventureiro,gente que não troca uma estrada de terra pelo asfalto. A Mitsubishi sempre apostou nesse público e segue nessa trilha.
Prova disso é o lançamento, nesta semana, da Triton Sport Savana 2024. É a quinta geração da versão mais aventureira da picape L200, modelo líder de vendas da marca e produzida em Catalão, GO, e que estará nas revendas nas próximas semanas.
Já são praticamente duas décadas da Savana no mercado, que na linha 2024 custa a partir de R$ 309.990 — exatamente entre as versões HPE e HPE-S — e traz novidades estéticas e de conteúdo.
Visualmente, no exterior, além de uma dianteira totalmente redesenhada com novo conjunto óptico e farois em LED, destaque para estribos, bagageiro no teto, snorkel e compartimento na caçamba para pequenos objetos, por exemplo. Por dentro, chamam a atenção o revestimeno dos bancos em couro e o multimídia JBL de 7 polegadas.
Sempre com opção de cores mais chamativas, como o já tradicional amarelo, a Savana manteve o motor turbo 2.4 a diesel, que desenvolve 190 cv e já é bastante conhecido das outras versões.
Na linha 2024, porém, foi acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades— novidade técnica mais relevante —, com opção de troca por meio de borboletas no volante. A tração 4×4 tem modo off-road para diversas situações e terrenos fora-de-estrada.
A quinta geração da picape aventureira tem aindda inclinômetro digital, sistema de acendimento automático dos faróis, sensores de chuva, de estacionamento e câmera de ré. O ar condicionado tem saídas de ar no teto.
A chegada da Savana renovada esteticamente deve ajudar a Mitsubishi a recuperar ao menos uma parte da participação que perdeu em 2023 entre as picapes. De janeiro a maio, a L200 somou apenas menos de 4,3 licenciamentos, foi a sétima picape grande mais vendida, com participação de 4,8%, segundo a Fenabrave.
Trata-se de quadro bem distinto do registrado após os primeiros cinco meses do ano passado, quando a representante da Mitsubishi aparecia na quarta colocação, com quase 5,6 mil unidades emplacadas, frota que equivalia a 8% das vendas do segmento — mesma posição e fatia mantidas depois dos 12 meses de 2022, quando 15,8 mil unidades chegaram às ruas.
Importante: enquanto a L200 exibe recuo de vendas acima de 20% de janeiro a maio de 2023, o mercado de picapes grandes passou de 70,3 mil para 88,4 mil, crescimento próximo de 25% na mesma comparação.
LEIA MAIS
→ Triton L200 carrega a Mitsubishi para melhor ano desde 2015
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.