Indústria

Anfavea revela estudos para incentivar uso do etanol

Entre as ideias em debate, a criação de um programa de milhagem que concederia bônus na hora do reabastecimeto

Em meio aos debates sobre eletrificação veicular, o etanol sempre acaba ganhando evidência no âmbito da indústria automotiva brasileira. Após participar da abertura do seminário  “Conduzindo o futuro da eletrificação no Brasil”, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, organizadora do evento, revelou estudos em andamento para incentivar os consumidores brasileiros a utilizar o etanol.

“Manter seu preço competitivo em relação à gasolina é fundamental. Mas também consideramos necessário um trabalho de conscientização sobre a sua importância no processo de descarbonização, assim como a concessão de incentivos para que o consumidor passe a usar mais o etanol”, comentou o executivo.

Ele adiantou que há estudos nesse sentido, incluindo a ideia de um pragrama semelhante aos de milhagem, que concederia bônus  ao consumidor na hora do reabastecimento. Lima Leite lembrou que apenas 30% dos brasileiros que têm carro flex optam pelo combustível alternativo:

“Se toda a nossa frota de automóveis flex usasse etanol, haveria uma redução de emissão equivalente a 8 milhões de veículos elétricos rodando no País”, exemplificou o presidente da Anfavea.

LEIA MAIS

Governo vai incentivar produção de baterias elétricas

Híbrido flex ganha por muito do carro elétrico em emissões de CO2

O seminário da entidade que congrega as montadoras instaladas no Brasil acontece no  Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Na abertura do evento, Lima Leite destacou que previsibilidade e segurança jurídica são dois fatores fundamentais para o avanço da indústria no País, incluindo a automotiva.

“Vivemos o momento mais desafiador da nossa história. A realidade da eletrificação impõe desafios e oportunidades. O futuro, contudo, há chegou. Temos de acelerar pra não ficar pra trás e, nesse contexto, é importante lembrar que o etanol e os biocombustíveis nos colocam em outro patamar, com vantagens em relação a outros países”, conclui o presidente da Anfavea, ressalvando que as montadoras aqui instaladas e seus fornecedores locais têm padrão global. “O que precisamos é trabalhar o custo Brasil.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás