A Marcopolo, em parceria com a startup brasileira Lume Robotics, apresentou projeto em desenvolvimento de um micro-ônibus autônomo, o primeiro protótipo do gênero da América Latina. Tecnologia embarcada em um Volare Attack 8 permite condução completamente autônoma e sem necessidade de intervenção ou monitoramento remoto.

O veículo resulta de desenvolvimento de dois anos e, desde o fim do ano passado, iniciou ciclo testes até desembarcar na siderúrgica ArcelorMittal Tubarão, em março, para avaliação em operação prática. Inicialmente, o modelo se apresenta para aplicações em circuitos fechados e baixa velocidade.

Para André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo, mais que um passo importante na história da companhiam o projeto posiciona a empresa como protagonista no desenvolvimento de soluções em mobilidade. “Investimos em soluções pensadas nos passageiros, nos desafios das cidades modernas, e o veículo autônomo é um exemplo de inovação alinhada a uma tendência global.”

A tecnologia embarcada no protótipo também pode ser aplicada em qualquer ônibus da Marcopolo, desde que tenha câmbio automático. O sistema desenvolvido ainda dispensa conexão com a internet, o que garante segurança cibernética.

LEIA MAIS

→Marcopolo apura crescimento de 72,5% na receita do 1º trimestre

→BYD e Marcopolo colocam articulado elétrico em teste

→Marcopolo inicia teste com o ônibus elétrico Attivi


Foto: Marcopolo/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!