Protótipo a partir de um Volare Attack 8, o primeiro da América do Sul, tem vocação inicial para ambientes confinados
A Marcopolo, em parceria com a startup brasileira Lume Robotics, apresentou projeto em desenvolvimento de um micro-ônibus autônomo, o primeiro protótipo do gênero da América Latina. Tecnologia embarcada em um Volare Attack 8 permite condução completamente autônoma e sem necessidade de intervenção ou monitoramento remoto.
O veículo resulta de desenvolvimento de dois anos e, desde o fim do ano passado, iniciou ciclo testes até desembarcar na siderúrgica ArcelorMittal Tubarão, em março, para avaliação em operação prática. Inicialmente, o modelo se apresenta para aplicações em circuitos fechados e baixa velocidade.
Para André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo, mais que um passo importante na história da companhiam o projeto posiciona a empresa como protagonista no desenvolvimento de soluções em mobilidade. “Investimos em soluções pensadas nos passageiros, nos desafios das cidades modernas, e o veículo autônomo é um exemplo de inovação alinhada a uma tendência global.”
A tecnologia embarcada no protótipo também pode ser aplicada em qualquer ônibus da Marcopolo, desde que tenha câmbio automático. O sistema desenvolvido ainda dispensa conexão com a internet, o que garante segurança cibernética.
LEIA MAIS
→Marcopolo apura crescimento de 72,5% na receita do 1º trimestre
→BYD e Marcopolo colocam articulado elétrico em teste
→Marcopolo inicia teste com o ônibus elétrico Attivi
Foto: Marcopolo/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País