Segmento de motos foi o que teve melhor desempenho, enquanto o de pesados caiu no comparativo anual
O maior número de dias úteis em maio com relação a abril, quando dois feriados prolongados prejudicaram as vendas no varejo, contribuiu para uma alta nos financiamentos de veículos novos e usados no mês passado.
Dados da B3 indicam total de 500 mil unidades compradas a prazo, incluindo leves, pesados e motos, o que representou expansão de 18,6% no comparativo mensal e de 4,3% no interanual.
No segmento de veículos leves, a alta foi de 17,3% ante abril e de 0,7% sobre maio do ano passado. Já o financiamento de veículos pesados aumentou em 11,5% na comparação com abril, mas registrou queda de 8,8% em relação a maio do ano anterior.
A categoria de produtos que mais cresceu foi a de motos. O número de financiamentos foi 23,5% maior do que em abril e 18,8% superior ao de idêntico mês de 2022.
“Depois de um recuo em abril, causado principalmente pelo número de feriados no mês, em maio tivemos um resultado positivo puxado, principalmente, pelo segmento de motos, que permanece como destaque no ano”, comenta Gustavo Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
Na sua avaliação, os números não são melhores devido à manutenção do nível atual da taxa básica de juros e da preocupação com os indicadores de inadimplência.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 2,2 milhões de unidades, crescimento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2022.
Foto: Pixabay
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.